Com palestra de Monique Evelle, Histórias Empreendedoras acontece com transformação e aprendizado

O espaço Recanto das Orquídeas – Eventos ficou movimentado durante a 3ª edição do Histórias Empreendedoras – Jornada de Negócios, que marcou o encerramento do projeto, nesta terça-feira (9). Ao todo, mais de 200 empreendedores locais marcaram presença. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), a iniciativa consolidou-se como um dos momentos mais significativos da nova agenda econômica de Camaçari.A titular da Sedec, Adriana Marcele, enfatizou a relevância da Jornada de Negócios dentro da política econômica municipal. “Quando pensamos nesse projeto sabíamos que não bastava oferecer ferramentas técnicas, e que era preciso abrir espaço para que histórias reais de superação e criatividade inspirassem novos caminhos. E ele cumpre exatamente esse papel”, ponderou a secretária.

Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o analista Daniel Santana assegurou que o evento simboliza um momento de transformação. “O Histórias Empreendedoras é um movimento que inspira, capacita e projeta Camaçari para o futuro. O Sebrae é um parceiro do município, tendo em vista o objetivo mútuo de ver a cidade e, consequentemente, nossos empreendedores crescerem juntos. Para o próximo ano, essa parceria segue firme e atuante”, pontuou.O encontro teve como destaque a participação da empresária e investidora Monique Evelle, considerada uma das principais vozes brasileiras em inovação, impacto social e economia criativa. A presença da soteropolitana elevou ainda mais as expectativas do público.Fundadora da Inventivos, plataforma que forma e acelera novos empreendedores em todo o país, e investidora-anjo da AfroSaúde – startup que conecta pacientes a profissionais negros de saúde e bem-estar de todo o Brasil -, Monique compartilhou experiências, métodos e reflexões sobre o futuro do trabalho e dos negócios. “Empreender não é sobre fazer tudo sozinho, mas sobre criar soluções sustentáveis, acessíveis e alinhadas à realidade das pessoas. A inovação nasce quando olhamos para nossos territórios com sensibilidade e estratégia”, afirmou a empreendedora.

Durante a interação com a plateia, muitos empreendedores revelaram o impacto que a Jornada de Negócios tem exercido em suas trajetórias. A dentista e empresária do ramo de harmonização facial e implantodontia, Shirlei Cardoso, 40 anos, ressaltou a importância de ouvir referências femininas. “Gosto muito do trabalho de Monique, acompanho todo conteúdo dela e não poderia perder essa oportunidade de estar aqui. Ver mulheres que alcançaram tanto, como ela, faz a gente acreditar que também podemos crescer. Saio daqui com mais coragem”, comentou a moradora do Bairro Novo.

O jovem casal Monique Lima e Wellington Júnior, 32 e 31 anos, respectivamente, possuem um estúdio de fotografia no Centro da cidade. Eles realçaram o caráter prático do encontro. “Esse evento realmente muda mentalidades independente do ramo de atuação”, iniciou Wellington. No que Monique complementou dizendo que, “acredito que aqui é também um lugar de fazer networking, trocar experiências com outros empresários, ter realmente esse compartilhamento de ideias. Um projeto que veio no momento certo. Nós, enquanto empreendedores, nos sentimos abraços”.

O Histórias Empreendedoras, que integra o Programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios, reforça o compromisso da cidade com políticas que valorizam conhecimento, criatividade e protagonismo local. A iniciativa é fruto da parceria entre a Sedec, o Sebrae e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.Ao longo de 2025, o projeto recebeu nomes como Rita Batista e Camila Farani, figuras que deixaram marcas profundas nos eventos anteriores e ampliaram o alcance da iniciativa. O encerramento desta 3ª edição, abre caminho para os próximos capítulos do desenvolvimento econômico de Camaçari.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima