Semana do MP: Instituição premia membros e servidores por resultados positivos em 2025

Membros e servidores do Ministério Público do Estado da Bahia com atuação destacada no ano de 2025 foram premiados pela Instituição na manhã de hoje, dia 10, em evento que marcou o início das atividades da ‘Semana do MP’. Entre os agraciados promotores de Justiça que mais atuaram em sessões do Júri na Bahia, promotores de Justiça e servidores que se dedicaram à implementação de projetos, programas, planos de ação e boas práticas voltadas à efetivação do Plano Estratégico e estagiários que participaram do concurso cultural do MPBA.

O procurador-geral de Justiça Pedro Maia participou do evento e agradeceu a todos pelo empenho durante o ano. Ele registrou que “a premiação é o reconhecimento da Instituição pelo trabalho que cada um realizou ao longo de 2025” e que “este é o momento de

se celebrar a Instituição, de olhar o que nós fizemos e pensar no que poderemos fazer nos próximos anos”. Frente a um auditório lotado, Pedro Maia expressou sua alegria em ver a Instituição “pulsante, vibrando, alinhada, unida em torno de um propósito que é maior do que qualquer um: servir à sociedade baiana e cumprir o mandamento constitucional de um legislador constituinte que foi generoso demais com o Ministério Público Brasileiro e reservou a nós a missão de transformar a vida das pessoas e a vida das comunidades”.

Ao falar sobre as premiações e parabenizar os membros, servidores, estagiários e colaboradores da Instituição, o PGJ ressaltou que o MP baiano “no ano passado, bateu todos os recordes das premiações nos mais diversos fóruns, no CNMP, Innovare, alcançando

um reconhecimento nacional que extrapola os limites de nossa terra, mas, agora em 2025, conseguiu se superar”. “Se fomos reconhecidos em profusão com premiações em 2024, em 2025 nós batemos o recorde conquistado no passado e conseguimos ainda avançar muito mais. E avançar naquilo que interessa ao cidadão baiano que é a atuação finalística”, complementou ele, dizendo “hoje é o dia de se celebrar tudo isso”. A coordenadora da Gestão Estratégica, promotora de Justiça Patrícia Kathy afirmou que “a palavra deste ano é gratidão por tudo que a gente fez nesse ano de entregas, de serviços, de atendimentos, todos os nossos integrantes juntos fazendo uma atuação positiva para a sociedade”, disse ela,

desejando, para 2026, “esperança em dias melhores, esperança que a gente entregue mais ainda, esperança que a gente esteja cada vez mais à disposição da nossa população para ser uma instituição cada vez melhor”.

Promotores de Justiça e servidores foram homenageados pela implementação de projetos, programas e planos de ação voltados à efetivação do Plano Estratégico com o ‘Prêmio MP em Ação’. O objetivo foi valorizar os integrantes da Instituição que implementaram iniciativas relevantes nas categorias Inovação, Gestão e Sustentabilidade e Alcance Social. Também foi realizada premiação por boas práticas e homenagem aos patrocinadores e gerentes de programas e projetos estratégicos pelas premiações conquistadas nacionalmente. Confira lista completa aqui. A procuradora-geral de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti, e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Lucas Velloso, também participaram das entregas dos prêmios.

Destaques do Júri

Nove promotores de Justiça que se destacaram no número de júris realizados durante o ano receberam o prêmio ‘Humberto Araújo – Destaques do Júri’. O secretário-geral André Lavigne, o secretário-geral adjunto Luís Alberto Vasconcelos e a coordenadora do Núcleo do Júri (NUJ), promotora de Justiça Mirella Brito, parabenizaram todos pelo esforço realizado ao longo do ano para cumprirem essa função, “que sintetiza e visibiliza muito o papel do MP para a sociedade”. Foram 2.013 Júris realizados até novembro, sendo que esse mês, dedicado ao ‘Mutirão do Júri’, contabilizou sozinho 480 júris.

Segundo Mirella Brito, o número registrado em novembro supera o total de júris realizado pelo MP da Bahia no ano de 2023. “O esforço foi imenso”, disse ela, frisando que, em 2025, “em mais de dois mil casos, a justiça finalmente foi feita”. Foram premiados os

promotores de Justiça Audo Rodrigues, que ficou em primeiro lugar com 68 júris e agradeceu ao MP pela possibilidade de resgatar na sociedade o sentimento de justiça; Ariomar Figueiredo, com 67 júris; Ávner Santos, 51 júris; Joseane Nunes, com 50; Alex Bacelar, com 47; Rita Cavalcanti, com 45; Felipe Pazzola, com 45; Antônio Luciano Assiz, com 44; e Guilherme Moraes, com 41 júris.

Concurso Cultural

Estagiários do MPBA participaram do concurso cultural que teve como tema ‘Desafios para a alfabetização na idade adequada’. O objetivo foi valorizar os talentos dos estagiários da Instituição, promover a integração institucional, fortalecer o sentimento de

pertencimento ao MPBA, além de sensibilizar para a questão da importância da alfabetização na idade adequada.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), promotor de Justiça Adriano Marques, falou sobre o tema da redação e a importância do concurso. Ele lembrou que, este ano, a Bahia ficou em último lugar do país no índice de alfabetização, frisando que os índices da educação, sobretudo de crianças, precisam ser melhorados. “Criança é prioridade absoluta”, ressaltou, sinalizando que é na escola que a criança passa a maior parte do tempo e que, “se não tratarmos a escola e a educação dessa criança como prioridade absoluta, o trabalho que está sendo feito na infância, no crime, não vai ter nenhuma consequência prática”. O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Márcio Fahel, também destacou a importância da educação e da premiação.

Foram premiados os estagiários de ensino médio, como primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente: Maria Eduarda Silva de Jesus, da Promotoria Regional de Itambé; Luiz Henrique França Reis, de Salvador; e Maria Clara Pitombo Almeida, da Promotoria Regional de Ilhéus. Conquistaram a primeira, segunda e terceira colocação do concurso voltado aos estagiários de graduação, respectivamente, Davi Siqueira Freitas de Barros, da Promotoria Regional de Barreiras; Émilie Pereira Novaes, Salvador; e Maria Eduarda Melo Silva, Salvador.

A Semana do MP tem o patrocínio das empresas Consiglog, Virtus Corretora Franqueada Prudential, CNSaúde, PrevNordeste, Dígitro, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Ferbasa, Bug Pactual, BYD, Techbiz Forense Digital, Sistema Fieb, Sicoob, Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), Bahiagás e Governo do Estado da Bahia.

Confira todas as fotos clicando aqui

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima