O Ginásio de Esportes de Alagoinhas foi palco, nesta sexta-feira, 13, da formatura de 274 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2025.
O Proerd é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Polícia Militar, que oferece aos estudantes orientações cruciais sobre temas sensíveis como bullying, violência doméstica, pedofilia e prevenção ao uso de drogas.
Em 2025, o projeto atendeu a 586 alunos de diversas séries das escolas municipais Irene Andrade, Menino Jesus, Roberto Santos, Miguel Calmon, Pedro Furtado, Isaías Figueiredo e Tancredo Neves.
A secretária de Educação, Rita Bastos, reforça a relevância da iniciativa para a formação dos jovens. “É muito importante trazer informação, formação e moldar parte da personalidade e do caráter das nossas crianças. O contato com a temática das drogas, do saber dizer não às drogas, da postura, do respeito, é muito relevante para a formação das crianças”, diz.
Para Major Vasconcelos, da Polícia Militar, a colaboração do poder municipal foi essencial para o sucesso do programa. “Sem a ajuda da Prefeitura de Alagoinhas, o trabalho da Polícia Militar não poderia ser colocado em prática com tanta maestria,” afirma.
Segundo ele, o foco do trabalho é a prevenção. “Temos certeza de estar plantando uma semente e os frutos serão colhidos mais tarde. Muitos dos alunos que passaram por esses ensinamentos trilharão um caminho muito melhor”, acredita”.
O impacto direto do Proerd na vida dos alunos foi demonstrado pela estudante Edlainy Alves da Costa, da Escola Municipal Roberto Santos. Ela foi premiada pela melhor redação do programa. “Nas aulas, aprendemos sobre respeito, amizades, cidadania, a ajudar o próximo e a cuidar de nossa saúde e de nosso futuro. Os policiais mostraram como ter uma vida saudável e longe das coisas erradas é o melhor caminho. Eles também ensinaram que devemos pensar antes de agir e resistir à pressão dos colegas. Também aprendemos a importância da família e dos amigos verdadeiros, que nos fazem refletir sobre nossos sonhos e sobre como podemos realizá-los com esforço e responsabilidade,” destaca a estudante.
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas












