
Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de turistas em toda a Bahia, especialmente no litoral, o Governo do Estado reforça as ações da Operação Verão 2025/2026, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Como parte desse esforço, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) passou a contar com novos equipamentos voltados ao salvamento aquático, entre eles motos e kits de resgate rápido, que ampliam a capacidade de resposta das equipes e tornam os atendimentos mais ágeis e eficientes.
Neste sábado (13), uma demonstração de resgate aquático foi realizada na praia do Porto da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, para apresentar os novos recursos empregados pelas equipes durante a alta estação.
De acordo com o tenente Emerson Patrício, os equipamentos representam um avanço importante no atendimento às ocorrências. “Essas motos aquáticas e os demais equipamentos são de extrema necessidade, porque reduzem o tempo de resposta até a chegada à vítima de afogamento. No entanto, a execução do salvamento também depende de planejamento e das ações preventivas realizadas diariamente pelas equipes”, destacou o oficial do Corpo de Bombeiros.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o policiamento e as atividades de salvamento em praias, rios e áreas turísticas, no período em que há crescimento significativo das ocorrências aquáticas. Para isso, o Estado ampliou os investimentos em estrutura e equipamentos, garantindo mais segurança para moradores e visitantes durante a temporada de verão.
Entre os novos recursos adquiridos estão 30 embarcações, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e dois mil conjuntos impermeáveis. Ao todo, cerca de R$ 36,9 milhões foram investidos pelo Governo do Estado na aquisição de veículos e equipamentos destinados aos órgãos de segurança pública da Bahia.
A presença reforçada dos bombeiros e a modernização dos equipamentos também foram percebidas positivamente por turistas e frequentadores da praia. A visitante Manuela Melo, que veio de Brasília para aproveitar o verão em Salvador, destacou a sensação de maior proteção. “Achei muito interessante, porque torna o lazer mais seguro. As pessoas vêm se divertir e saber que existe uma equipe preparada, com equipamentos adequados, traz mais tranquilidade”, afirmou.
A estudante de Engenharia de Produção Lorena Paiva também ressaltou a importância do trabalho preventivo. “É muito importante eles estarem aqui, principalmente quando a maré começa a encher. Bons equipamentos aliados à preparação são fundamentais para garantir a segurança de quem está aproveitando a praia”,
Para quem frequenta praias e ambientes aquáticos, o tenente Emerson Patrício reforça a importância de medidas simples de prevenção. “Obedecer às sinalizações, respeitar as orientações dos salva-vidas e ter atenção às condições do mar são cuidados essenciais para um banho seguro e tranquilo”, concluiu.




