Carnaval 2026 é pauta de reunião do MPBA com representantes de camarotes

O Ministério Público do Estado da Bahia reuniu hoje, dia 15, promotores de Justiça, representantes de camarotes que participam do carnaval de Salvador e da Vigilância Sanitária do Estado e do Município para dialogar sobre questões relacionadas ao funcionamento dos camarotes no cenário da festa. Promotores de Justiça das áreas de Sáude, Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Consumidor e Segurança Pública reforçaram aos participantes a importância da interlocução antecipada, do trabalho preventivo e do engajamento de todos para realização de uma festa com respeito aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, elogiando os avanços alcançados nos últimos anos.

A reunião foi conduzida pelos coordenadores dos trabalhos do MP no Carnaval, promotores de Justiça Audo Rodrigues e Artur

Ferrari, que registraram a disponibilidade da Instituição para dirimir eventuais dúvidas e atuar de forma colaborativa e preventiva. “Estamos aqui para que possamos, como indutores, dialogar e resolver eventuais problemas antecipadamente”, disse Artur Ferrari, ressaltando a importância que os camarotes têm para que o carnaval aconteça. Audo Rodrigues reforçou, afirmando que o objetivo do MPBA é somar para que a festa, apesar do seu tamanho, ocorra dentro da normalidade. Também participaram os promotores de Justiça Rogério Queiroz, Rocío Garcia, Thelma Leal, Márcia Rabelo, Cristina Seixas, Alan Cedraz e Suzilene Marques. Além deles, representantes dos camarotes Salvador, Brahma, Club, Glamour, Planeta Band e Villa  e da Associação Baiana de Camarotes.

Os membros do MPBA pontuaram questões relativas à necessária proteção de crianças e adolescentes, dos consumidores e do

patrimônio cultural; realização da logística reversa; inclusão socioprodutiva de catadores; uso de espaços públicos; combate ao racismo e à transfobia; garantia de acessibilidade; saúde pública; dentre outros. Foram várias áreas do Ministério Público ressaltando pontos importantes a serem observados pelos camarotes. A Vigilância Sanitária do Município realizou uma apresentação abordando as ações educativas que promove, destacando questões relacionadas à exposição de alimentos e explicando o trabalho de fiscalização realizado pelo órgão.

Fotos: Humberto Filho

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima