
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu ao longo deste ano um dos maiores pacotes de investimentos já registrados na rede pública do município. O conjunto de ações incluiu reformas, requalificações, ampliações e construção de novas unidades, modernização de serviços e reforço da frota [a exemplo do SAMU e Tratamento Fora Domicílio] com impacto direto na ampliação do acesso e na qualificação da assistência à população e na melhoria das condições de trabalho dos profissionais.
Logo nos primeiros meses do ano, a gestão lançou o Mutirão Zero Filas em 100 Dias, intensificou o combate à dengue na sede e nos distritos e autorizou importantes intervenções estruturais, como as reformas da unidade de saúde do bairro Mangueira e do Centro de Saúde Especializado (CSE). Em março, a rede municipal avançou com a antecipação da vacinação contra a gripe, a introdução da neuromodulação transcraniana para tratamento contra ansiedade e depressão e a requalificação da Unidade de Controle de Zoonoses.
Em abril, o município alcançou a meta de zerar as filas de exames e consultas em 100 dias de governo e anunciou a construção do novo Hospital Municipal, além de implementar serviços especializados no CER-TEA e modernizar o Sistema Municipal de Regulação. Ao longo do primeiro semestre, também houve renovação da frota do SAMU, autorização do pagamento retroativo do piso nacional da enfermagem, a Saúde recebeu reconhecimento pelo alto número de doações de córnea, promoveu a Conferência Municipal de Saúde e intensificou as campanhas de vacinação e contra a dengue.
MAIOR PACOTE DE OBRAS
Neste ano, a Prefeitura de Feira através da Secretaria de Saúde deu ordem de serviço para a construção do CAPS AD III, no Jardim Acácia, bem como da Oficina Ortopédica e uma Unidade de Saúde Porte III no Loteamento Parque Chauá, no bairro Papagaio. Outra unidade de porte III também está sendo construída no bairro Registro.
“São equipamentos de saúde que vão ampliar a capacidade de atendimento em saúde mental, promover a reabilitação e assistência na atenção primária, fortalecendo a rede municipal e descentralizando os serviços”, afirma o gestor da Saúde, Rodrigo Matos.
O segundo semestre foi marcado ainda pelo início de um dos maiores pacotes de obras já executados em unidades de saúde no município, com requalificações simultâneas em bairros e distritos. Diversas unidades foram reformadas e reinauguradas, como:
Oyama Figueiredo, Cassa I e II, Bonfim de Feira, Pé de Serra, Caseb I e II, Rocinha I, Jardim Cruzeiro I e II, Asa Branca III, Fonte de Lili, Campo Limpo II, Feira VI, Conceição III, Limoeiro, Parque Ipê IV e V, Feira IX, Santo Antônio dos Prazeres, Alecrim Miúdo, Tiquaruçu, Galhardo e o complexo da Liberdade I, II e III. Também foram entregues novos equipamentos, como o Vacimóvel, kits odontológicos e a nova sede da Rede de Frio.
“Esse conjunto de obras e investimentos representa nosso compromisso em oferecer uma saúde pública mais estruturada, humanizada e resolutiva para a população de Feira de Santana”, destaca o titular da pasta.
Além das obras físicas, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ações em grandes eventos, como Micareta e Expofeira, atuou junto ao programa Feira em Ação nos distritos, implantou o Programa de Residências em Saúde e reforçou o TFD com aquisição de microônibus. Também estão previstas audiências públicas para implantação do Hospital Municipal de Feira de Santana.
(1).jpg)

(1).jpg)

(1).jpg)
(1).jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
(2)(1).jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
Foto: Jorge Magalhães e Renata Leite




