
A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Superintendência de Prevenção à Violência, realizou nesta quinta-feira (18), no Centro de Operações e Inteligência, o Selo SPREV 2025, iniciativa que reconhece projetos, programas e práticas de relevância na cultura da paz, cidadania e qualidade de vida dos profissionais da Segurança Pública.
Nesta edição, o selo contemplou duas categorias de premiação de projetos sociais, sendo uma destinada a ações institucionais e comunitárias de relevância social e outra ao trabalho realizado pelos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg).
Na primeira delas, o “Projeto ronda rural georreferenciada” foi o vencedor, uma ação da 63ª CIPM que ampliou a presença policial com o uso de tecnologia e inteligência nos municípios de Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Itaju do Colônia, regiões consideradas remotas. Também foram reconhecidos o “Projeto sessão especial maio amarelo”, com foco na prevenção à violência no trânsito, e o “Projeto vozes do silêncio”, que promove o acolhimento a enlutados por violência e desaparecimento no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, desenvolvido pelo Departamento de Polícia Técnica em Salvador.
Na categoria dos Conselhos Comunitários, o “Projeto prosa boa entre elas” ganhou o reconhecimento. A iniciativa é desenvolvida pelo Conseg no município de Santaluz e tem promovido um espaço de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, levando informações e apoio às cidadãs e fortalecendo a rede de proteção às vítimas na região.
A cerimônia também promoveu a entrega dos certificados de formação aos servidores do Curso Integrado de Saúde, Cidadania e Qualidade de Vida, voltado a profissionais da SSP e das Forças de Segurança. O treinamento é focado na capacitação para temas como saúde física e mental, fortalecimento da cultura de paz no ambiente de trabalho, e o aprimoramento da capacidade técnica e humanística dos participantes com foco na prevenção à violência.




