Salvador premiada por engajamento da educação com o uso de tecnologias

Texto: Priscila Machado / Secom PMS
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) premiou, ao longo desta quinta-feira (18), 40 estudantes e 40 professores que se destacaram este ano pelo uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Inteligente Salvador (AVA Inteligente Salvador), uma ferramenta de integração entre o aluno, o professor e o coordenador pedagógico, que dispõe de trilhas de aprendizagens, desafios gamificados, além de diversas questões avaliativas e projetos pedagógicos

A regional do Cabula teve destaque, com 12 premiações, tendo como Escolas Municipais com a maior quantidade de alunos premiados a Escola Municipal do Beiru, situada no Arenoso (em relação aos anos iniciais) e a Escola Municipal Hildete Bahia, em Pernambués (em relação aos anos finais).

“É uma grande alegria, porque, se os estudantes estão sendo premiados pela usabilidade, isso significa dizer que eles estão estudando, utilizando as tecnologias contemporâneas. Hoje, vivemos num tempo em que as tecnologias estão muito presentes no nosso cotidiano. Enquanto Secretaria da Educação, temos uma responsabilidade, que é utilizar essas tecnologias a serviço da aprendizagem”, avaliou Jucineide Carvalho, coordenadora de Tecnologia e Inovação Pedagógica pela Diretoria de Currículo e Ensino da Smed.

Ela ressaltou que há todo um trabalho de curadoria para oferecer aos estudantes o que há de melhor, de mais atualizado e coerente. “Todas as atividades presentes nas nossas plataformas estão articuladas com o referencial Curricular Municipal da Educação de Salvador e com a Base Nacional Comum Curricular, ou seja, nenhuma atividade do AVA é feita sem articulação com os componentes curriculares. Com isso, estamos cumprindo com a garantia da cidadania digital. A escola tem essa responsabilidade também de apresentar o mundo digital e a cultura digital aos nossos estudantes da maneira mais responsável possível”, acrescentou.

A terceira edição da Premiação AVA Inteligente Salvador – 2025 reconhece o engajamento, a dedicação e o protagonismo de educadores e estudantes da rede municipal, valorizando iniciativas que fortalecem a aprendizagem e o uso consciente da tecnologia educacional.Os alunos foram premiados em três categorias: AVA nas Férias, Trilhas de Aprendizagem e Hall da Fama. Os professores também foram premiados, no turno da tarde, com reconhecimento em duas categorias: Destaques, direcionada aos profissionais que estão sendo premiados pela primeira vez e Embaixadores, reconhecimento voltado a profissionais que já foram premiados em edições anteriores.

Os estudantes que conquistam o primeiro lugar na categoria AVA nas Férias recebem tablets e os que ficam em segundo lugar são premiados com um headphone sem fio. Na categoria Trilhas de Aprendizagem 2025, os estudantes de primeiro e segundo lugar são premiados com notebooks. Já a categoria Hall da Fama, premia com celulares, headphones e caixas de som sem fio. Os professores são premiados com smartphones e smartwatches. Além disso, tanto os professores como os alunos recebem certificados da premiação.

Diversão e aprendizagem – Professor de Educação Física na Escola Municipal do Beiru, Cláudio Costa, 34 anos, já se tornou embaixador, graças ao engajamento com a tecnologia e o incentivo do uso por parte dos alunos. “A tecnologia é bem interativa e promove um cenário em que os alunos se sentem mais motivados a estudar. Eu acho uma combinação perfeita. Na área da Educação Física, nós temos as aulas teóricas e práticas e o AVA permite, dentro de suas interfaces, o uso dos componentes da cultura corporal. Eu proponho para os alunos realizarem uma sequência coreográfica, uma atividade em que eles fazem o registro e a posterior postagem para a interação na plataforma”, explicou.

O resultado de todo o esforço com o planejamento da atividade foi o reconhecimento concedido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Smed. “Eu me sinto muito feliz por estar aqui sendo premiado pela terceira vez e vejo que é fruto do reconhecimento de muito trabalho, que foi árduo, mas com muito empenho, conseguimos. Só conseguimos também devido à gestão parceira que temos”, acrescentou Cláudio.

Mãe de Lucas Pietro, 10 anos, Ilane Freitas ficou muito feliz em ver o desenvolvimento do filho a partir do uso da ferramenta e também em saber que ele foi premiado pela terceira vez. “O AVA tem ajudado muito o meu filho. Ele tem autismo, nível de suporte 2, e eu vejo que gosta muito de responder, de fazer as atividades propostas. Ele ama resolver as questões e gosta muito da musiquinha. Eu só tenho a agradecer, pois ele tem evoluído muito, já sabe ler. Ele já ganhou um celular, uma caixinha e agora está como embaixador. Para mim é gratificante”.

Mãe de Maria Clara, que também foi premiada, Patrícia dos Santos definiu o sentimento que estava sentindo em ver a filha receber a premiação com duas palavras: felicidade e orgulho. “Eu acho que ela acaba se desenvolvendo e aprendendo mais com o AVA. Eu sempre dou uma ajuda a ela, oriento e hoje estou muito feliz”.

Ao receber o prêmio, Maria Clara, que cursa o quinto ano, contou que aprende com mais facilidade com o uso da ferramenta: “Essa é a segunda vez que eu sou premiada. Eu aprendo mais no ambiente virtual, é mais divertido. Enquanto estamos jogando, nós acabamos aprendendo e se divertindo também. Minha mãe também me ajuda muito e eu agradeço muito a ela e aos professores”.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima