
O Ministério Público do Estado da Bahia participou, na manhã de quinta-feira, 18 de dezembro, da inauguração da unidade do Coletivo Bahia pela Paz, no bairro de Abrantes, em Camaçari. O evento contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp), o promotor de Justiça Hugo Casciano; do coordenador do Grupo Especial Execução Penal (Gaep), Edmundo Reis Filho; do coordenador da área Criminal (Caocrim), promotor de Justiça Adalto Araújo Júnior; da coordenadora do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos (Navv), a promotora Viviane Chiachio, e a promotora Aline Cotrim, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Camaçari junto ao prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
O programa Bahia pela Paz é uma política de Estado que busca promover uma cultura de paz em todo o território baiano. Por meio do projeto, adolescentes e jovens de 12 a 29 anos recebem atenção psicossocial e ações multiprofissionais voltadas à promoção da cidadania e à proteção social.
O MPBA integra o Comitê de Governança do programa e desenvolve, em parceria, o projeto “Município Seguro”, que tem como objetivo apoiar a criação de conselhos e planos municipais de segurança pública nos 417 municípios baianos. Atualmente, a iniciativa está presente em 293 cidades, por meio de procedimentos administrativos instaurados pelos promotores de Justiça para articular com gestores locais a implementação da política de segurança pública.
*Estagiária de Jornalismo sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)


