
A Copa Futwoman retorna neste final de semana com a última etapa com as categorias A+B e A na arena montada no Estádio Manoel Barradas – o Barradão. As disputas da categoria A+B serão disputadas no sábado (20), enquanto, no domingo (21), a categoria A conclui as disputas que movimentaram quatro fins de semana, dois em novembro e dois em dezembro. As partidas começam às 9h em ambos os dias e seguem até por volta das 15h, com as premiações.
O evento de futevôlei, que visa a participação feminina na modalidade, inclusive com a organização de mulheres que amam o esporte, conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Cerca de 120 atletas participaram do circuito. Confira mais eventos com apoio da Sudesb neste final de semana:
Surf – Neste final de semana, entre sexta-feira (19), e domingo (21), serão conhecidos todos os supercampeões do Tivoli Ecoresort Apresenta Triple Crown Surf Praia do Forte 2025, assim como os campeões estaduais da temporada 2025. A terceira etapa do circuito que movimentou o destino turístico de Mata de São João conclui as disputas do mês de dezembro, com a primeira etapa de 5 a 7 e a segunda, no último final de semana.
Em uma disputa muito equilibrada, o campeão brasileiro de surfe profissional de 2015, Bino Lopes, venceu o ilheense Fabrício Bulhões e os surfistas de Morro de São Paulo Demi Brasil e Mauy Schimidt na decisão da segunda etapa do Tivoli Ecoresort Apresenta Triple Crown Surf Praia do Forte 2025. A prova, finalizada na tarde do último domingo (14), contou com disputas em mais 11 categorias e também pontuação para os rankings baianos da temporada. Como Bulhões havia vencido a primeira etapa e Bino ficado em segundo lugar, os dois surfistas agora estão empatados no ranking.
Entre as mulheres, o destaque ficou com a jovem Samira Vitória, que venceu a segunda prova consecutiva com performances consistentes ao longo do evento. Isabela Maurício ficou com a segunda colocação, seguida por Elane Cavalcante e Petra Edelmann, em uma final marcada pelo alto nível técnico e pela crescente força do surfe feminino no litoral baiano.
Outro grande nome da etapa foi Lucca Yamasaki, vencedor da sub-18, que conquistou sua primeira vitória em uma etapa do Circuito Baiano e celebrou o resultado na Praia do Forte. A etapa também consagrou campeões em outras categorias de base, reforçando a diversidade e a força do circuito. Na Local, vitória de Felipe Guerreiro; Bernardo Bicalho venceu a Sub-16; Numa Liory foi o campeão da Sub-14; João Jesus levou a Sub-12; Gabriel Peixoto venceu a Sub-10; e Davi Manuel foi o destaque da Sub-8.
Entre os veteranos, Paulo Falcon ficou com o título da Legend 60+; Leandro Mendes venceu a Master 40+; Elson Vieira foi campeão da Pré-Master; e Takito Adachi conquistou o topo do pódio na Kahuna 50+, em mais um fim de semana de celebração do surfe baiano na Praia do Forte.
Boxe – Realizado pela Academia Novo Astral, pela Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), e pelo NORDESTeuSOU há cerca de 14 anos, o evento “A Última do Ano” reúne diversas academias e projetos sociais que promovem a prática esportiva com aulas gratuitas de boxe em diferentes comunidades de Salvador neste sábado (20), a partir das 17h no Final de Linha do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
Mais do que uma competição, o encontro se tornou um símbolo de união e celebração da transformação social proporcionada pelo esporte. Este ano, o evento reforça seu compromisso com o boxe e seu impacto positivo nas comunidades, contando também com a parceria do Conjuve, e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA).
Clínica do Paradesporto – A última edição da Clínica do Paradesporto 2025 acontece neste sábado (20), no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, com a apresentação teórica e prática de quatro modalidades paradesportivas de forma gratuita. Durante o dia, o público, prioritariamente focado em profissionais e estudantes de Educação Física mais agentes esportivos, irá conhecer mais sobre o atletismo adaptado, a bocha paralímpica, o goalball e o parabadminton.
A programação inicia às 8h, com a mesa de abertura, e segue até por votla das 17h, com uma pausa para almoço das 12h às 14h. A abertura inicial contará também com a apresentação do que foi desenvolvido pelo núcleo, principalmente na Clínica do Paradesporto, assim como demais projetos, durante o ano. O projeto, neste ano, passou por Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Porto Seguro, Irecê, Remanso, Ouriçangas, Anguera e Seabra. Em 2024, o projeto já havia passado pelas cidades de Caetité, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Salvador.
Logo depois, serão iniciadas as vivências das modalidades paradesportivas, com apresentação das regras, orientações técnicas e prática direta de cada modalidade. O parabadminton completa a manhã, enquanto, à tarde, é a vez do goallball, da bocha e do atletismo adaptado. O Projeto Meu Sorriso também apresentará a exposição dos equipamentos do paraciclismo que acontece na pista de atletismo do Estádio de Pituaçu, permitindo que os participantes possam ver de perto, conhecer e experimentar os materiais utilizados nessa modalidade.



