
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Letícia Silva/ Secom PMS
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou, nesta sexta-feira (19), a Operação Natal no Shopping da Bahia, intensificando a fiscalização no comércio de Salvador em um dos períodos de maior movimentação do ano. A ação teve como objetivo garantir o respeito aos direitos dos consumidores e oferecer mais segurança tanto para quem compra quanto para os lojistas.
Durante a operação, as equipes da Codecon atuaram na verificação de práticas comerciais, validade de produtos, correta exposição de preços, formas de pagamento, emissão de nota fiscal, políticas de troca e cumprimento das regras de atendimento ao consumidor. Também foram observadas a presença de informações obrigatórias nos rótulos, como validade e composição dos produtos, além da disponibilização visível do Código de Defesa do Consumidor.
A iniciativa foi bem recebida pelos lojistas. Thalita Oliveira, que atua no ramo há seis anos, destacou o caráter orientativo da fiscalização. “É muito importante porque a gente até presta atenção em algumas coisas, mas às vezes deixamos algo passar. As equipes vêm e orientam a gente. É uma ajuda”, afirmou.
Os consumidores que faziam compras no local também aprovaram a ação. A aposentada Amélia Costa, de 72 anos, ressaltou a relevância da presença do órgão. “É uma questão, primeiro, de proteção ao consumidor e, segundo, é uma questão de bom senso”, disse. Ela ainda destacou que prioriza estabelecimentos que seguem as regras. “Procuro lojas de bom preço, com produto de qualidade e que tenham um bom atendimento ao cliente.”
Segundo o diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, a fiscalização preventiva é fundamental para coibir abusos e evitar prejuízos. “A atuação da Codecon contribui para promover um ambiente de consumo mais justo e seguro para a população”, destacou.
Até o momento, a operação já visitou 85 estabelecimentos, com o registro de três notificações. As empresas notificadas têm prazo de até 20 dias para regularizar as pendências, sob pena de multa, que pode variar de R$ 900 a R$ 9 milhões, de acordo com a gravidade da infração.
A Codecon orienta que consumidores que identificarem irregularidades registrem denúncias por meio dos canais oficiais: o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br, o Portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) ou pela Central Telefônica 156. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados, na Rua Chile, nº 3, no Centro de Salvador.
Fonte: Prefeitura de Salvador




