Bebês ganham figurino natalino no Materno-Infantil de Ilhéus e encantam ambiente hospitalar

O espírito natalino invadiu as UTIs do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), localizada em Ilhéus, no Sul da Bahia. Em um gesto de puro carinho, os pequenos pacientes das unidades Neonatal, Intermediária e Pediátrica ganharam figurino natalino, vestindo roupinhas e gorros temáticos que emocionaram as famílias que aguardam a alta hospitalar.

A iniciativa, que partiu das equipes de enfermagem e fisioterapia, incluiu um ensaio fotográfico para eternizar o primeiro Natal desses bebês. As peças foram confeccionadas manualmente pela fisioterapeuta Aline Cerqueira e rigorosamente esterilizadas pelo Centro de Material e Esterilização (CME) da unidade, garantindo total segurança.

“A proposta é que, mesmo no ambiente hospitalar, o simbolismo do Natal e a esperança tragam conforto e ajudem a aliviar a tensão das famílias neste momento”, destaca Aline Cerqueira. Já a diretora Domilene Borges reafirma que a proposta do hospital é tornar o ambiente cada vez mais humanizado e acolhedor.

Para além desta iniciativa nas UTIs, a unidade ganhou decoração natalina e, por iniciativa dos próprios funcionários, foi incentivada uma arrecadação de alimentos, que se encerra nesta quarta-feira (23). Os donativos serão entregues nesta quinta-feira (24) a pacientes internados na unidade e a orfanatos do município.

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio desenvolve um projeto pautado na humanização do cuidado, na garantia dos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), princípios que norteiam a atuação da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Além da realização de partos e internações, o hospital oferece atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia.

A unidade funciona também como polo de desenvolvimento em ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. É o único hospital da Bahia especializado no atendimento aos povos indígenas do estado.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima