
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Mateus Soares e Gilvan Santos/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador realizou um baile de Natal especial para os filhos de vendedores ambulantes no Centro Histórico, nesta segunda-feira (22), no vão livre do Palácio Thomé de Souza. Cerca de 100 crianças participaram da festa com brincadeiras, presentes, entrega de cestas básicas, corte de cabelo e muita música.
O baile de Natal é um evento realizado para o público em geral, mas que desta vez foi exclusivo para os filhos desses trabalhadores. A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, participou da comemoração e afirmou que a atividade teve um significado ainda mais especial com a realização de uma festa dedicada aos filhos dos ambulantes da região do Pelourinho.
“O maior Natal popular do Brasil também é sobre reconhecer e valorizar quem faz a cidade acontecer todos os dias. Ver a felicidade das crianças, os sorrisos e a emoção das famílias reforçam o sentido do nosso trabalho, que é cuidar das pessoas, fortalecer quem move a economia no período natalino e garantir que o Natal chegue com dignidade, afeto e inclusão. Seguimos trabalhando por uma Salvador mais humana, acolhedora e justa para todos”, afirmou.
As crianças fizeram fila para usar o pula-pula, teve pintura, brincadeiras e fanfarras. A vendedora ambulante Sheila dos Santos trabalha há 20 anos na região e levou os filhos e os sobrinhos para aproveitarem a festa.
“Eu achei muito legal e bom para gente que é mãe e vendedora ambulante. Dar um sorriso para nossas crianças deixa a gente feliz e satisfeita, não tenho o que falar. As crianças estão aproveitando bastante. A gente trabalha e não temos como deixá-las, então, é bom ter um lugarzinho para brincar. Adorei o espaço e gostei da festa”, disse.
O trancista Joel Ferreira levou os quatro filhos para brincar. “Foi uma ação muito boa, porque as crianças acharam espetacular. Ontem, participei do ensaio do Natal, e hoje trouxe meus guris para brincar. Eles estão encantados. A gente trabalha tanto e merecemos essa homenagem. Ficou muito massa. Só tenho a agradecer”, disse.
Organização – O Natal Salvador é resultado do trabalho em conjunto de diversas pastas da Prefeitura. O diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, explicou que o objetivo foi homenagear os filhos dos trabalhadores que estão participando da festa, uma programação que começou no último dia 5 de dezembro e segue até 6 de janeiro.
“A gente está homenageando essas crianças em nome das suas mães e de seus pais, guerreiros que tiram o sustento desses grandes eventos da nossa cidade. Achamos por bem fazer um baile infantil todo especial para eles, com muitas brincadeiras e presentes de Natal. É muito justo fazermos essa homenagem a quem ajuda a trazer o brilho nesse período importante da nossa cidade”, afirmou Ângelo.
O baile foi produto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O diretor de Serviços Públicos da pasta, Alysson Carvalho, contou que são cerca de 300 vendedores ambulantes cadastrados no Pelourinho.
“São trabalhadores que acabam não tendo tempo de trazer os filhos para o evento, porque usam o espaço para ganhar uma renda a mais. O que a gente pode trazer de reflexão é o sentimento de gratidão ao nosso público do comércio informal, com dignidade, cuidado, respeito, mas sobretudo empatia por essas pessoas, e que eles possam confraternizar, sentir essa energia grandiosa, glamourosa que é o Natal, uma festa que tem simplicidade e muito amor”, afirmou.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/natal-para-os-filhos-de-vendedores-ambulantes-no-centro-historico/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




