
A Prefeitura de Juazeiro promoveu, nesta terça-feira (23), uma ação intersetorial na Maternidade Municipal por meio do Programa Juazeiro Sem Fome, reunindo diversas secretarias municipais para fortalecer a segurança alimentar e nutricional e o cuidado integral com gestantes e parturientes atendidas pela unidade.
A iniciativa contou com a entrega simbólica do Banco de Alimentos, parceiro estratégico no fornecimento de alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, que irão qualificar o cardápio oferecido às pacientes.
A diretora geral da Maternidade Municipal de Juazeiro, Kamila da Silva Reis, destacou os benefícios da ação para a unidade. “Essa é uma ação intersetorial junto com o Juazeiro Sem Fome, uma ação maravilhosa que melhora nossos cardápios e traz mais qualidade para nossas pacientes e gestantes.”, afirmou.
A coordenadora do Programa Juazeiro Sem Fome, Lorena Pesqueira, ressaltou a integração entre as políticas públicas. “O Banco de Alimentos vai ser o nosso grande parceiro, atuando junto à cozinha, aos nutricionistas e às equipes multiprofissionais”, explicou.
A ação também reforça o combate ao desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos. A cozinheira da maternidade, Ana Lúcia da Silva Borges, relatou a experiência prática. “As cascas e os talos têm muitos nutrientes e geralmente são descartados. A partir do Juazeiro Sem Fome, já fiz bolo de casca de abacaxi, que foi aprovadíssimo, e hoje fiz suco da casca de abacaxi com tomate”, contou.
A ação contou com a participação das Secretarias da Mulher e Juventude (SMJ), Secretaria de Saúde (SESAU), Agência Municipal de Abastecimento (AMA), Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e combate à fome (SEDES) e a Agência de Desenvolvimento Rural (ADR).
O Programa Juazeiro Sem Fome atua no enfrentamento à insegurança alimentar no município por meio de ações intersetoriais, garantindo acesso a alimentos de qualidade, redução do desperdício e promoção do cuidado com a saúde da população.




