
Texto: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS
A voz que atravessa gerações embalou Salvador em uma noite histórica nesta sexta-feira (26). Ícone da música brasileira, Roberto Carlos levou à Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, o show “Eu ofereço flores”, reunindo emoção, proximidade com o público e celebração do Natal na capital baiana. A apresentação marcou o encerramento da programação do Natal Salvador, que na noite anterior havia levado à mesma arena o show de Frei Gilson.
Com apoio da Prefeitura de Salvador, o espetáculo teve início pouco depois das 21h. Os portões foram abertos às 19h e, desde cedo, uma multidão já aguardava a chegada do Rei. Ovacionado ao subir ao palco, Roberto Carlos apareceu vestindo suas tradicionais cores branca e azul e abriu o show com o clássico “Emoções”. Aos 84 anos, o cantor demonstrou vigor e entusiasmo, cantando por mais de duas horas, conversando com a plateia e mantendo um clima afetuoso durante toda a apresentação.
Ao longo do show, o artista se derreteu em elogios à capital baiana e ao carinho do público. “Mais uma vez aqui em Salvador, essa cidade maravilhosa. Obrigada por esse carinho”, disse, sob aplausos. Em sintonia com o clima natalino, Roberto Carlos interpretou “Jesus Cristo”, reforçando o tom de fé da noite. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu quando entoou “Nossa Senhora”, com o público cantando em coro e transformando a arena em um grande coral a céu aberto.
O repertório da turnê “Eu ofereço flores”, que leva o nome do trabalho mais recente do cantor, reuniu sucessos de toda a carreira. Passaram pelo palco canções como “Calhambeque”, “Lady Laura”, “Falando Sério”, “Mulher de 40”, “Esse cara sou eu” e “Amigo”, além do clássico “Como é grande o meu amor por você”, reafirmando a conexão do artista com diferentes gerações.
Entre os presentes estava Carlos Jesus, de 72 anos, assistido pelo Abrigo Dom Pedro II, administrado pela Prefeitura, um dos beneficiados pelas 800 cadeiras exclusivas destinadas a idosos de abrigos conveniados com o município. Emocionado, ele contou a experiência de ver o ídolo de perto pela primeira vez. “Nunca tinha visto ele pessoalmente, só pela televisão. Hoje foi a primeira vez. Estou muito contente, muito alegre. Foi fantástico”, relatou.
Além da ação social que garantiu a presença de idosos de instituições assistidas pela Prefeitura, a gestão municipal montou um esquema especial de trânsito e transporte para receber o público, com oito ônibus reguladores no Terminal Acesso Norte, operando conforme a demanda até as 2h de sábado. Também foram organizadas filas especiais para táxis em frente à arena, com extensão até o Parque dos Ventos, além de uma fila exclusiva para mototáxis no sentido Itapuã. Ao final do espetáculo, Roberto Carlos manteve a tradição e distribuiu rosas vermelhas ao público, encerrando a noite em clima de celebração.
O prefeito Bruno Reis ressaltou que a ação social foi um dos pontos altos do evento, ao permitir que idosos de diversos abrigos da cidade acompanhassem o show de perto. “A gente trouxe hoje aqui 800 idosos de diversos abrigos de Salvador. A gente sabe que principalmente o pessoal da terceira idade tem um carinho e amor por Roberto Carlos. Então, ver aqui um show dele ao vivo, perto, é algo emocionante”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou que a apresentação gratuita de Roberto Carlos atendeu a um pedido antigo da população e simbolizou uma celebração do Natal marcada pela inclusão e pela ação social, ao garantir a participação de idosos de instituições da cidade e reforçar o bom momento vivido por Salvador na cultura e no turismo.
Festival Virada Salvador 2026 – O Festival Virada Salvador 2026 começa neste sábado (27) e segue até o dia 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio. A abertura da maior festa de Réveillon gratuita do Brasil será comandada por Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião, Léo Foguete e a banda Parangolé. Os portões serão abertos a partir das 15h.
Com estrutura ampliada e programação voltada para diferentes públicos, o festival contará com mais de 100 horas de shows ao longo de cinco dias, reunindo grandes nomes da música brasileira em estilos que vão do axé, pagode, sertanejo e forró ao reggae, pop e música eletrônica. Serão cinco shows por dia, com início às 19h30 e término previsto às 5h. No dia 31, a programação terá seis atrações, com encerramento previsto para as 6h30.
A programação completa do palco principal e dos palcos alternativos pode ser consultada no site viradasalvador.salvador.ba.
Fonte: Prefeitura de Salvador




