
A ampliação do acesso à água tratada no Sudoeste da Bahia deu um passo importante neste sábado (27), com a inauguração da primeira etapa do Sistema Produtor e Adutor do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Anagé, entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues durante agenda no município de Presidente Jânio Quadros, uma das seis cidades beneficiadas. A obra também atende Anagé, Maetinga, Piripá, Condeúba e Caraíbas, representando um avanço significativo para a segurança hídrica da região e integrando os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura de abastecimento.
O investimento total na primeira etapa do Sistema Produtor e Adutor do SIAA é de aproximadamente R$ 99,6 milhões. O governador destacou que o sistema foi planejado para atender, de forma integrada, municípios com realidades distintas, mas que enfrentam desafios semelhantes no acesso à água. “Esse é um investimento estruturante, pensado para resolver um problema histórico. Estamos levando água de qualidade para milhares de famílias e fortalecendo a segurança hídrica do Sudoeste baiano”, afirmou.
Para os moradores, a inauguração do sistema simboliza uma mudança concreta no cotidiano das comunidades. Em localidades que conviviam com instabilidade no abastecimento, a expectativa agora é de mais regularidade e qualidade de vida. “A água agora chega com mais segurança. Isso muda o dia a dia da gente e traz mais tranquilidade para as famílias”, relatou o comerciante Jonas Almeida.
No município de Presidente Jânio Quadros, Jerônimo Rodrigues também entregou equipamentos e mobiliários para o novo Hospital Geral Elisa Almeida Brito, além de autorizar a primeira etapa das obras de pavimentação e urbanização no entorno da unidade. Durante a agenda, foram celebrados convênios com o município para a pavimentação e urbanização da área externa do hospital e para a construção de uma área de lazer na Praça do Ginásio, na sede municipal.
Ainda na área da saúde, o governador realizou a entrega de três kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), três kits odontológicos, uma ambulância e um veículo administrativo. Também foi autorizada a adoção das providências legais para a implantação do sistema de iluminação em LED no Estádio Ueliton de Almeida Santos.




