
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho e Priscila Machado / Secom PMS
O público que estiver no próximo dia 31 no Festival Virada Salvador 2026 acompanhará mais de 10 minutos de queima de fogos durante a chegada do novo ano. Para garantir que tudo ocorra em segurança, uma equipe de profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou uma vistoria neste domingo (28) na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio.
Além das vistorias, que ocorrem diariamente, outra equipe estará a postos no dia da virada para atuar ao menor sinal de anormalidade que possa acontecer no momento do show pirotécnico. Profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Corpo de Bombeiros também já estiveram na arena para avaliar os pontos de queima de fogos.
“Temos engenheiros civis, eletricistas e, sobretudo, engenheiros de segurança. Todos envolvidos para garantir que tenhamos uma queima de fogos bonita, mas também muito segura. Lidamos com um aparato muito intenso, denso, de fogos pesados, o que gera a necessidade de termos um perímetro de segurança maior, e é o que a gente está promovendo”, explica Sosthenes Macedo, diretor da Codesal. Ainda conforme Sosthenes, as avaliações de segurança começaram antes mesmo das montagens do palco principal e do Palco Brisa.
Além da Arena O Canto da Cidade, haverá queima de fogos em outros 21 pontos espalhados pela orla da cidade e pelas ilhas localizadas na Baía de Todos-os-Santos. São eles: Farol da Barra, Rio Vermelho, Amaralina (em dois pontos), Jardim de Alah, Patamares, Itapuã, Boa Viagem, Ribeira (Cabana do Bogary), Santo Antônio Além do Carmo, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Pernambués, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré (nas localidades de Itamoabo, Santana, Praia Grande, Bananeiras e Botelho) e Ilha dos Frades (Paramana).
“É uma operação robusta e, ao mesmo tempo, concisa, com profissionais de altíssima qualidade. São homens e mulheres que já atuam no dia a dia da cidade, em vistorias de casas em áreas de risco e em operação no nosso centro de monitoramento. Estamos convictos de que será um grande evento. Não tivemos grandes ocorrências até agora e, com nossa atenção total, continuaremos auxiliando para que tudo ocorra bem”, completou Sosthenes.
No dia 31, a responsável por fazer a contagem regressiva será Ivete Sangalo. Neste mesmo dia, também sobem ao palco Xanddy Harmonia, Jorge & Mateus, Mari Fernandez, Manu Bahtidão e Timbalada.
Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 e 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.
Fonte: Prefeitura de Salvador




