
Foto:Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS
O Botão Lilás, canal de comunicação da Prefeitura para realização de denúncias de violência contra a mulher, está disponível durante toda a edição do Festival Virada Salvador 2025. A ferramenta, já utilizada com sucesso em grandes eventos, a exemplo do Carnaval, funciona a partir de acionamento via WhatsApp (71) 98791-3420, em que as vítimas podem solicitar ajuda às autoridades em tempo real.
O dispositivo foi implantado em conjunto pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Inovação e Tecnologia (Semit), como mais uma ferramenta de combate à violência contra a mulher na capital baiana.
Durante os festejos, a iniciativa atuará ininterruptamente, como opção de cuidado e apoio às famílias das trabalhadoras durante o evento. Titular da SPMJ, a secretária Fernanda Lordêlo fez um balanço dos dois primeiros dias envolvendo a iniciativa no evento de fim de ano.
“Estamos reforçando a campanha do Botão Lilás, pedindo às pessoas que conheçam essa ferramenta, que busquem ajuda. A Casa da Mulher Brasileira está funcionando 24 horas. Então, quando houver a necessidade de um acolhimento por uma questão mais grave, o lugar está aberto para atender às demandas. Além disso, há um posto avançado de atenção à mulher na Arena O Canto da Cidade”, explicou a secretária.
O serviço conta com suporte de equipe psicossocial, com psicóloga, advogada e assistente social, assim como com a presença da Guarda Civil, da Polícia Militar e de todos os órgãos que compõem a rede de proteção.
Programação – O Festival Virada Salvador acontece até 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palco Brisa pode ser acessada no site https://viradasalvador.
Fonte: Prefeitura de Salvador




