Campanha orienta condutores sobre o risco de beber e dirigir durante o Festival Virada Salvador

Fotos: Camile Barreto/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

Com o objetivo de alertar condutores sobre a proibição e os riscos de consumir bebidas alcoólicas e dirigir, a Prefeitura, através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), desenvolveu a campanha “Escolha a Virada que Você Quer Ter: Na Direção, Zero Álcool”.

Para chamar a atenção do público que participa do Festival Virada Salvador 2026, foram espalhados carros capotados cenográficos no entorno da Arena O Canto da Cidade, na Orla da Boca do Rio, onde a festa acontece até esta quarta-feira (31).

A iniciativa, que também conta com balões gigantes que trazem o slogan da campanha, convida as pessoas a pensarem nas consequências trágicas de dirigir alcoolizado, reforçando que curtir as festas com responsabilidade salva vidas e evita acidentes graves.

Nesta terça-feira (30), o motorista Edson Francisco dos Santos, 44 anos, foi ao festival pela primeira vez. Consciente, fez questão de deixar o carro em casa e utilizou o transporte por aplicativo para chegar à Arena O Canto da Cidade. “Gosto de tomar minha cervejinha, e não existe beber e dirigir. Os carros capotados que foram colocados aqui na frente da arena mostram o risco que corremos quando bebemos e dirigimos”, disse o morador da Boca do Rio.

A ação educativa acompanha a Operação Respeite a Vida que, através da Lei Seca, autua motoristas sob efeito de álcool. Os condutores flagrados por cometer a infração, considerada gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito, são penalizados com multa e suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

Entre os dias 27 e 29, a Transalvador abordou 213 condutores, dos quais 11 foram notificados por descumprir a Lei Seca, seja por recusa a passar pelo bafômetro, ou seja, por terem sido flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica.

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, sugere às pessoas que escolherem beber durante as festividades que deixem o carro em casa. “Nosso apelo é claro: quem for curtir a festa, não dirija após beber. A melhor escolha é utilizar o transporte coletivo, táxis ou aplicativos. A mensagem central é clara: a virada deve ser de alegria e celebração, mas, na direção, a escolha é por zero álcool. Essa conduta precisa ser garantida para termos um trânsito mais seguro e responsável”, pontua.

Sobre as ações educativas e de fiscalização, o superintendente reforça que a Transalvador tem realizado a campanha educativa que visa à conscientização, através de balões espalhados pela cidade, e principalmente no entorno da Arena O Canto da Cidade, alertando que a segurança no trânsito também faz parte da festa.

“Além das ações de publicidade, estamos realizando uma operação de fiscalização com blitz de alcoolemia durante todo o Festival Virada Salvador 2026, porque a combinação álcool e direção ainda é uma das principais causas de acidentes graves”, destaca.

Legislação – A Lei Seca, de nº 11.705/2008, proíbe dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, estabelecendo tolerância zero, com punições severas: multa de R$ 2.934,70 (ou o dobro em caso de reincidência), suspensão da CNH por 12 meses e até detenção para casos de embriaguez comprovada por bafômetro acima de 0,34 mg/L.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima