Prefeitura inicia 2026 entregando mais 102 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Reportagem: Gilvan Santos / Secom PMS

O Morar Melhor iniciou o ano de 2026 com mais uma entrega em Salvador: na manhã desta sexta-feira (2), primeiro dia útil do ano, a Prefeitura realizou a entrega de mais 102 casas reformadas pelo programa, desta vez no bairro do Acupe de Brotas. Esta é a segunda vez em que a localidade é contemplada pela iniciativa, que agora chega a 396 imóveis beneficiados na região.

A entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou o simbolismo de começar o ano novo ao lado da população, promovendo melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida das famílias. “A gente começa o ano assim, com mais entregas do Morar Melhor, dessa vez aqui no Acupe de Brotas, região do Ogunjá. É para começar logo 2026 com o pé direito, fazendo o que a gente mais gosta, que é estar ao lado do nosso povo e da nossa gente. Tomamos um cafezinho aqui, como já é tradição, na casa de Dona Renilda, casa que foi totalmente reformada”, afirmou.

Uma das moradoras contempladas nesta nova etapa foi a aposentada Renilda Gomes de Lima, de 66 anos, que vive no Acupe de Brotas há 37 anos. Mãe de dois filhos e avó de quatro netos, ela relatou que a principal dificuldade enfrentada ao longo dos anos estava relacionada ao banheiro da residência, que se encontrava em condições precárias e com a disposição inadequada dos equipamentos, dificultando o uso diário.

“O banheiro aqui era muito precário, e foi todo reformado. Mudou o lugar da porta e do chuveiro. Antes, o banheiro era embaixo da escada, e aí tinha que vir primeiro o chuveiro e depois o vaso sanitário, era horrível. E sem contar que estava cheio de mofo, e eu não tinha como reformar nada. Lá em cima, na casa do meu filho, também tinha muita goteira. E agora tudo isso foi reformado, graças a Deus”, contou.

A reforma contemplou, inclusive, dois imóveis, já que um dos filhos de Dona Renilda mora na parte superior da casa, que também recebeu melhorias. Entre os serviços executados estão a reforma completa do banheiro, reboco da laje, reforma do telhado e pintura, além de outras intervenções estruturais. Segundo a moradora, a última reforma havia sido realizada em 2011, quando foi feita a laje da residência.

“Foi uma bênção. Tudo o que eu pedi ao pessoal do Morar Melhor, tudo o que eu falei no dia do cadastro, eles fizeram. Lá em cima, era a reforma do telhado do meu filho. E aqui embaixo, o que eu mais queria era o banheiro. Ah, eu amei o meu banheiro! Era realmente o que eu mais queria ver reformado”, celebrou.

O prefeito Bruno Reis ressaltou que a intervenção atendeu a um desejo antigo da moradora e trouxe ganhos diretos para a saúde e o bem-estar da família. “O sonho de Dona Renilda era ter essa reforma e ter um banheiro melhor, que trouxesse mais dignidade para ela e para toda a sua família. Agora, com a obra, nós acabamos também com o mofo e com a infiltração. Portanto, é mais qualidade de vida e mais alegria para ela. Como ela me disse: ano novo, casa nova”, afirmou.

Segundo o prefeito, o Morar Melhor encerrou 2025 com mais de 60 mil casas reformadas em Salvador desde a criação do programa, há 10 anos. Outras 2,8 mil residências já estão cadastradas e terão as obras iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

“Esse é, sem sombra de dúvidas, o programa mais pedido da cidade. De todos os programas que a Prefeitura criou nessa última década, entre tantos reconhecidos e premiados internacionalmente, a iniciativa que as pessoas mais pedem é o Morar Melhor. E a explicação é óbvia: não tem nada mais sagrado do que a nossa casa. É só olhar a felicidade de Dona Renilda hoje para entender do que se trata”, concluiu Bruno Reis.

Funcionamento – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor tem como foco promover melhorias habitacionais em áreas de maior vulnerabilidade social, garantindo mais conforto, segurança e dignidade às famílias, sem que elas precisem deixar seus territórios. A escolha das localidades leva em consideração dados do IBGE, avaliações técnicas em campo e critérios como renda, condições estruturais dos imóveis e predominância de famílias chefiadas por mulheres.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima