Secretaria Municipal de Cultura finalizou 2025 com realizações para Vitória da Conquista

O ano de 2025 foi marcante e inovador para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com a estreia de diversas ações que buscam revolucionar o setor cultural de Vitória da Conquista.  Entre as principais realizações desse ano estão: o Arraiá da Conquista, o maior da história do município, a inauguração da Carreta da Cultura, um palco itinerante, e a reforma completa da Praça CEU. Todas essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura Municipal com a valorização e o fortalecimento da arte e da cultura no município.

🔗 Clique para ver a foto original

Arraiá da Conquista 2025

Em 2025, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou o maior São João da história do município: o Arraiá da Conquista. A festa, que antes acontecia no Espaço Glauber Rocha, foi transferida para o Parque de Exposições Teopompo de Almeida, cujo espaço recebeu um público de quase 200 mil pessoas nos cinco dias de evento. O Arraiá da Conquista recebeu artistas nacionais renomados, a exemplo de João Gomes, Lauana Prado e Mastruz com Leite, além de cantores regionais e locais, valorizando a cultura e tradição junina.

Outra novidade foi a aquisição da Carreta da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O palco itinerante é um equipamento inovador que busca ampliar e democratizar  o acesso à arte e à cultura, como música, dança e teatro, a todos os bairros da cidade e também à zona rural.

Para garantir ainda mais lazer e cultura, o Centro de Artes e Esportes Unificados  J. Murilo, a Praça CEU,  foi completamente revitalizada, com intervenções internas e externas na estrutura das salas, quadra e parque infantil, e também a aquisição de equipamentos para a biblioteca e espaço multiuso. O espaço oferece aulas de violão, violino, viola clássica, teoria musical, futsal e vôlei, além de atender a solicitações de utilização. 

A responsabilidade com o manutenção do patrimônio cultural também foi destaque. Em parceria com o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e aprovação do Conselho Municipal de Cultura, a Secult realizou a determinação de tombamento de cinco imóveis importantes para a memória da cidade, sendo eles, o Prédio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o Edifício da Antiga Câmara de Vereadores, a Casa das Artes, o Solar dos Fonsecas e o Solar dos Ferraz.

Para promover a valorização dos artistas locais, foram executados os editais de políticas culturais, como a Aldir Blanc (PNAB), mantendo a transparência, inclusão e incentivo aos artistas, produtores e coletivos culturais do nosso município. E também organizou as escutas populares para a construção do Plano Municipal de Cultura, item essencial para a determinação de políticas públicas.

Mantendo o compromisso, a iluminação e decoração natalina da Praça Tancredo em 2025 trouxe, além dos aguardados túneis coloridos, muitas novidades, como um presépio de temática nordestina, árvores iluminadas no lago, um pergolado de meteoros, e uma cúpula instagramável. Na noite de inauguração do Natal Conquista de Luz, a praça recebeu a Carreta da Cultura, as apresentações musicais que ocorrem ao longo do mês de artistas locais e grupos de ternos de reis que levaram muita música, alegria e fortaleceram a tradição do Natal.

A Secult realizou ações na Biblioteca Municipal, no Conservatório de Música e na Casa Memorial Régis Pacheco, além de outros grandes de eventos culturais que já fazem parte do calendário conquistense, como o Festival Suíça Bahiana, o Conquista Moto Rock, e o Natal Conquista de Luz. Além disso, atuou como apoiador a eventos externos relevantes para a cidade, como a MiConquista, a Mostra Cinema Conquista, a Festa de Nossa Senhora das Vitórias e a Marcha para Jesus.

O assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, destacou o sucesso das ações ao longo do ano de 2025: “Tudo isso reafirma que cultura não é gasto, é investimento. É desenvolvimento social, econômico e humano. Seguiremos trabalhando com dedicação e responsabilidade para que Vitória da Conquista continue sendo referência e para que nossa cultura seja cada vez mais valorizada e presente na vida de todos os conquistenses”, concluiu.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima