Prefeitura lança edital de seleção de artistas e grupos musicais para o Festival Suíça Baiana na próxima segunda-feira, 19

Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lança o edital de seleção para artistas e grupos musicais que querem compor a programação da 12ª edição do Festival Suíça Bahiana. Os interessados poderão se candidatar, gratuitamente, até o dia 23 de fevereiro, exclusivamente pelo site https://som.vc/. Cada selecionado receberá um cachê de R$2.500,00.

Poderá se inscrever qualquer projeto autoral, solo ou em grupo, de estilo instrumental, cancional e DJs provenientes de qualquer região do Brasil ou de outros países, desde que tenha pelo menos uma integrante mulher.

A 12ª edição do Festival Suíça Bahiana (FSB) acontece nos dias 17 e 18 de outubro. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e conta com a colaboração do Coletivo Suíça Bahiana para apresentar atrações do cenário da música independente brasileira.

O Festival

O Suíça Bahiana responde a uma demanda cultural crescente em Vitória da Conquista, cidade que se destaca como polo educacional e atrai estudantes de toda a região. O festival busca promover a prática cultural colaborativa com responsabilidade socioambiental, democratizar o acesso a bens culturais e fornecer um espaço para bandas independentes.

Após a Lei Municipal 2415/20 estabelecer o evento no calendário oficial do município, a entrada para o festival é gratuita. A ação permite um acesso mais inclusivo para a diversidade cultural.

Entre as atrações que já se apresentaram nas edições anteriores estão Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Francisco, el Hombre, Supla, Karina Buhr, Mariana Nolasco, Ivison, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis, Rubel, Maglore, ConeCrew Diretoria, entre outras.

Selo IGUAL

Em 2024, o Festival Suíça Bahiana foi contemplado com o Selo IGUAL, uma chancela do Women ‘s Music Event (WME). O selo certifica eventos que promovem a equidade de gênero na música e reconhece a atuação do FSB em incluir e valorizar mulheres, pessoas trans e não-binárias nos palcos e nos bastidores, um passo importante para um cenário musical mais justo e diverso.

Patrimônio Cultural

Realizado desde 2010, o FSB é um dos mais importantes eventos culturais do interior da Bahia. Por seu relevante valor artístico, histórico, social e cultural, tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei que declara o Festival Suíça Bahiana como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Vitória da Conquista.

O objetivo é preservar a tradição, a importância e a relevância histórica e simbólica do festival, além de garantir sua continuidade e memória. A declaração representa um ato de valorização e proteção de um bem significativo que pertence à cidade e ao seu povo.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima