
O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), realiza uma ação especial para a emissão de 4.837 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) em unidades do Instituto localizadas na rede SAC em todo o estado. A iniciativa integra as ações do Governo do Estado da Bahia para ampliar o acesso à documentação civil e garantir cidadania à população.
A ação tem como prioridade o atendimento a idosos acima de 60 anos. Os cidadãos que já realizaram o agendamento serão atendidos neste sábado (17), das 8h às 12h, nas unidades do IIPM na rede SAC.
De acordo com o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a inclusão social e o fortalecimento dos serviços públicos.
“Essa é uma ação estratégica do Governo do Estado, executada pela Polícia Técnica, que visa garantir dignidade, cidadania e acesso aos direitos básicos, especialmente para a população idosa. A nova Carteira de Identidade Nacional traz mais segurança e padronização ao documento em todo o país”, destacou.
O diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello, Bruno Froes, ressaltou o esforço conjunto das equipes e a importância da ação concentrada.
“Estamos mobilizando todas as unidades do Pedro Mello na rede SAC para atender essa demanda de forma organizada e eficiente. A prioridade aos idosos é fundamental, e essa ação permite agilizar o atendimento daqueles que já estão com horário marcado”, explicou.
A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita para todo cidadão. O novo documento unifica o número do CPF como identificação única e segue um padrão nacional, ampliando a segurança e a confiabilidade dos dados.



