Em 2025, Secretaria Municipal de Saúde consolidou a integração entre tecnologia e cuidado humano

🔗 Clique para ver a foto original

USF Dr. João Melo Filho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o balanço consolidado das ações desenvolvidas ao longo de 2025, reafirmando o compromisso com a modernização do atendimento, a descentralização dos serviços e a qualificação técnica das equipes. O ano foi marcado por premiações nacionais, expansão de infraestrutura e a implantação de tecnologias inovadoras que aproximaram a assistência das comunidades urbanas e rurais.

Vigilância e Prevenção

O  Sistema Municipal de Vigilância em Saúde coordena a execução das atividades relativas à prevenção e ao controle de doenças e outros agravos à saúde. Para aprimorar seus processos, a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo em tecnologia e novos equipamentos que resultaram em melhoria nos indicadores do setor e alcance de premiações, com destaque para: 

  • Imunização: foram aplicadas um total de 260.636, que incluem vacinas aplicadas nas 46 salas de vacina das unidades de saúde, aplicadas em maternidades e em ações extramuro que levaram os imunizantes para o público alvo determinado pelo Ministério da Saúde.
  • Controle de Zoonoses: A cidade alcançou a marca de 42.039 animais vacinados contra a raiva (70,1% de cobertura) e instituiu o Comitê Municipal de Zoonoses.
  • Controle de  Endemias: Foram instaladas cerca de 3.000 ovitrampas para monitoramento do mosquito da dengue e adotadas novas tecnologias como o sistema Pneu Trap.
  • Saúde do Trabalhador: O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foi reconhecido como um dos 25 melhores do país, obtendo pontuação máxima em avaliação nacional e inaugurando sua nova sede.
  • Premiação Internacional: O município recebeu o Selo UNFPA Bahia 2025, pelas ações intersetoriais de controle da transmissão vertical do HIV entre gestantes e crianças.
  • Vigilância Sanitária e Ambiental: O órgão realizou a apreensão e inutilização de 8.800 kg de produtos alimentícios vencidos, adulterados ou estragados, dos quais, 1.560 kg de carne. No mesmo período, foram emitidos 5.500 documentos, entre alvarás, autos, relatórios e licenças.
  • Vigilância Epidemiológica: Para determinar as causas e origens da síndrome gripal, foi implementada a Vigilância Sentinela de Vírus Respiratórios em Vitória da Conquista que permite a identificação da circulação dos vírus respiratórios, segundo a patogenicidade, virulência em cada período sazonal, existência de situações inusitadas ou o surgimento de novo subtipo viral, além do isolamento de espécimes virais que podem contribuir para a formulação de vacinas de influenza.

Fortalecimento da Atenção Básica

🔗 Clique para ver a foto original

Unidade de Saúde Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho

Com investimentos em reformas e construção de novas unidades, a Prefeitura vem buscando o fortalecimento da Atenção Básica no município. Mais conhecida como “porta de entrada do SUS”, a Atenção Básica é responsável pelo atendimento primário da população com abordagem multiprofissional que leva saúde para toda a família. O município investiu na entrega de novas unidades e reformas para melhor acolher a população:

  • Inaugurações: novas unidades de saúde dos bairros Patagônia (Unidade de Saúde da Família Dr. Onildo Filho) e Ibirapuera (Unidade de Saúde da Família Dr. João Melo).
  • Saúde Renovada: realizou reforma das unidades de bairros como São Vicente, Nossa Senhora Aparecida e nos povoados de Velame, Barro Vermelho, Boqueirão e São Mateus.
  • Saúde em todo Lugar: percorreu diversas localidades rurais (como Bate-Pé, Limeira, Dantelândia, Boa Sorte, Estiva), levando vacinação, atualização do Cartão SUS e consultas com médicos especialistas (pediatra, psiquiatra, dermatologista e clínico geral).
  • Mais atendimento: 272.830 atendimentos médicos, 111.011 atendimentos de enfermagem, 54.814 atendimentos odontológicos individuais, 750.984 procedimentos individualizados.
  • Manual de Normas e Rotinas: lançamento oficial do Manual de Normas, Rotinas, Fluxos e Atribuições das Equipes de Atenção Primária à Saúde. O documento, construído de forma participativa, servirá como guia estratégico para os profissionais de saúde e tem o objetivo de  otimizar o atendimento à população. O manual reafirma o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS), como ordenadora do cuidado, estabelecendo padrões técnicos e organizacionais que buscam elevar a qualidade dos serviços prestado.

Inovação e Acesso: Telemedicina e Novos Fluxos

🔗 Clique para ver a foto original

Consulta Telemed Conquista

Um dos grandes marcos de 2025 foi a implantação do Telemed Conquista, serviço de telemedicina do SUS que ampliou o acesso a especialistas, especialmente para moradores da Zona Rural. Além disso:

  • Regulação: A Central de Marcação (Facilita Saúde) extinguiu a concentração de agendamentos em datas fixas, permitindo solicitações em qualquer dia útil e reduzindo filas., possibilitando o agendamento de 837.406 consultas e procedimentos especializados na rede própria e privada contratada, além de 15.240 consultas e procedimentos na Policlínica Regional, ou seja, mais 852.646 marcações.
  • e-SUS Regulação: A modernização do sistema passou a organizar o fluxo de pacientes em “pacotes de cuidado”, garantindo que etapas de diagnóstico e tratamento ocorram em prazos máximos de 30 a 60 dias.
  • Transporte Fora do Domicílio (TFD): Foi implantado o transporte por van institucional em dezembro de 2025, somando-se a um sistema que emitiu mais de 12.000 passagens (áreas e terrestres) para tratamento em outras cidades.
  • SAMU 192: O serviço renovou 60% de sua frota de ambulâncias e implantou acionamento via WhatsApp para áreas sem cobertura telefônica. Em 2025 foram 12.759 atendimentos.
  • Cemae: o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) recebeu um total de 40.323 agendamentos do Facilita Saúde, deste total 34.923 pacientes compareceram para consulta, um percentual de 86,59% de comparecimento.
  • Cemerf: Em 2025, o Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva realizou 42.769 atendimentos.
  • Mutirão Oftalmológico: atendeu 3.500 pessoas da zona urbana e rural e contratou 1.300 óculos.
  • Saúde Mental: O ano foi marcado pela realização viagem dos moradores do Serviço Residencial Terapêutico à praia – A viagem organizada pela gerência do serviço e da Coordenação de Saúde Mental visando a qualidade de vida dos moradores, a autonomia, se desdobrou em apresentação em evento do CONASEMS com o título Ondas de Cuidado: A Praia como Estratégia de Desinstitucionalização dos Moradores da Residência Terapêutica. E o início da construção de duas unidades do Centro Psicossocial Infantojuvenil (Caps i), localizados nos bairros Patagônia e Cruzeiro.

“2025 foi um ano de muito trabalho, muitas ações realizadas para melhorar o acesso da população à saúde pública, com investimentos em tecnologia e em equipamentos que resultaram em melhoria nos nossos indicadores”, disse a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron. 

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima