Semdes avalia Suas na Comunidade com parceiros e planeja melhorias para 2026

🔗 Clique para ver a foto original

O encontro teve como objetivo analisar a execução de ações de 2025

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deu continuidade ao processo de avaliação do programa Suas (Sistema Único de Assistência Social) na Comunidade, com a realização de uma reunião voltada à escuta de parceiros externos que atuaram nas edições de 2025. O encontro teve como objetivo analisar os resultados das ações, identificar pontos de aprimoramento e contribuir para o planejamento do programa em 2026, com foco no fortalecimento da rede de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade social.O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou que a avaliação com os parceiros é fundamental para o fortalecimento do programa. “O Suas na Comunidade só se constrói de forma efetiva com a atuação conjunta dos parceiros. Esse processo de escuta permite reconhecer acertos, identificar desafios e qualificar a relação institucional, sempre com transparência. Nosso compromisso é fortalecer essas parcerias para ampliar o alcance das ações e garantir que os serviços cheguem com mais eficiência às populações em contextos de vulnerabilidade e risco social”, afirmou o secretário.

Participaram da reunião, representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Afya Faculdades Vitória da Conquista, além de gestores das coordenações de Proteção Social Básica (PSB) e de Planejamento e Vigilância Socioassistencial da Semdes, responsáveis pelo acompanhamento técnico do programa. Durante o diálogo, os parceiros apontaram a importância de aprimorar as estratégias de comunicação e mobilização nos territórios, e ampliar a oferta de capacitações específicas para os servidores que atuam diretamente no Suas na Comunidade.

Para a defensora pública, Ana Luiza Brito, a iniciativa tem papel estratégico na descentralização dos serviços públicos. “O Suas na Comunidade é uma iniciativa que aproxima todos os serviços públicos da população que está mais afastada, principalmente da zona rural. Vitória da Conquista é um município muito grande, com uma zona rural extensa, então, para a Defensoria, fazer parte deste programa é muito importante. Temos o mesmo público e, quanto mais conseguimos descentralizar e estar próximos da população, melhor”, destacou a defensora.

Representando o INSS, a chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios, Cláudia Norma Neves, ressaltou o impacto do acesso à informação para a garantia de direitos. “O objetivo é colaborar com esse projeto, que é de extrema importância para a sociedade, principalmente para as pessoas que mais necessitam de informação. Quando elas se apropriam dessa informação, evitam intermediários e passam a ter acesso direto aos seus direitos, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou Cláudia.

Já a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Afya Faculdades Vitória da Conquista, Solange Chaves, explicou que a reunião também teve como foco a organização das próximas ações. “Nossa reunião de hoje foi justamente para calendarizar as ações e manter a continuidade do atendimento jurídico em parceria com os outros segmentos. É o nosso momento de devolver à comunidade aquilo que é produzido na universidade, por meio da extensão, levando esse atendimento para além da instituição”, pontuou.

O Suas se baseia na descentralização dos serviços de assistência social para mais perto das pessoas, através de ações itinerantes. O processo de avaliação integra a metodologia de acompanhamento do Suas na Comunidade, que em 2025 se consolidou como programa municipal, com calendário contínuo de ações. Ao longo do ano, foram realizadas 25 edições, com mais de 5 mil atendimentos, ampliando o acesso da população a serviços socioassistenciais nos territórios.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima