
O ano de 2025 trouxe importantes investimentos para o Departamento de Polícia Técnica da Bahia. Além das aquisições de equipamentos e viaturas entregues ao DPT, que representaram mais de 18 milhões investidos, o Governo do Estado anunciou o edital para contratação da empresa que fará a Construção da Nova Sede, orçada em mais de 140 milhões.
“Apenas o valor da obra representa o maior investimento individual em estrutura física já realizado no âmbito da Segurança Pública da Bahia e isso reforça o compromisso com a perícia oficial de natureza criminal”, explicou Osvaldo Silva, diretor-geral da Polícia Técnica.
Outra área que também recebeu atenção foi a de pessoal, com a ampliação do efetivo de 1.219 peritos para 1.583 por causa da chegada dos novos profissionais da turma 02 do concurso Público. O aumento neste número e a mudança de algumas rotinas permitiram ainda um acréscimo de cerca de 23% na quantidade de laudos emitidos durante o ano, passando de 178.021 em 2024 para 231.583, no ano passado.
Os esforço para ampliação do atendimento ao cidadão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional permitiu a emissão de mais 2,1 milhões de carteiras, somente em 2025. Os números significam que a Bahia fará a migração de toda a sua população para o novo sistema, antes do prazo estipulado pelo Governo Federal em 2032.
A Polícia Técnica inaugurou ainda o Posto Avançado de Ribeira do Pombal e as Salas Lilás de Vera Cruz, Serrinha e Ribeira do Pombal, promovendo um atendimento mais humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência.
Participou de mais de 30 Operações em integração com outras forças de segurança pública e defesa social, além da atuação do Núcleo de Inteligência que auxiliou 75 prisões, identificou 554 autores de delitos por meio das análises da imagens de câmeras de segurança e assessorou outras 35 operações de inteligência.




