Investimento recorde do Estado da Bahia tem efeitos na qualidade de vida e na economia

Além de promover a Bahia à liderança isolada no país em investimentos, o valor recorde de R$ 20,2 bilhões desembolsados desde 2023 pelo governo baiano em obras e ações nas áreas social e de infraestrutura produz efeitos concretos na vida da população. Os resultados incluem melhor qualidade de vida, mais estímulo à economia, mais empregos e renda e maior capacidade para atração de novos investimentos privados.

O volume expressivo de investimentos públicos, de acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), vem sendo viabilizado graças ao equilíbrio das contas, e, em consequência, à capacidade conquistada pelo Estado para obter novas operações de crédito com o aval do Tesouro Nacional, sem comprometer o endividamento.

Com histórico de bom pagador, o governo baiano viu este indicador permanecer em baixo patamar e até melhorar o seu perfil: a relação entre a dívida e a receita recuou de 37% para 31% entre 2024 e 2025. A projeção do fisco estadual, com base na evolução do estoque da dívida, é de que, mesmo com os novos empréstimos, o endividamento seguirá em trajetória de queda nos próximos dez anos.

“A gestão responsável das finanças públicas assegura que os investimentos sejam viabilizados em parte por operações de crédito e em parte por recursos próprios”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Economista e mestre em Análise Regional, ele acrescenta que o efeito imediato dos investimentos estaduais foi a injeção deste valor expressivo de R$ 20,2 bilhões na economia baiana ao longo destes quase três anos, na forma de aquisição de materiais e serviços e pagamento de mão de obra contratada para a execução das obras públicas.

“As obras realizadas, além disso, têm efeito ainda mais abrangente e duradouro, tornando o Estado mais competitivo e melhorando as condições de vida da população”, avalia Vitório, citando o exemplo das novas estradas em construção, que contribuem para eliminar dificuldades de acesso aos municípios baianos, “o que significa mais dinheiro em circulação”.

Tanto a construção e a recuperação de rodovias quanto as obras de mobilidade urbana e melhoria da infraestrutura em Salvador e nas principais cidades baianas, por outro lado, resultam em maior atratividade da Bahia para os novos investimentos privados, como aconteceu recentemente com a decisão da BYD de implantar em Camaçari o seu megacomplexo industrial para produção de veículos elétricos e híbridos.

Já os investimentos na área social, incluindo dezenas de novas escolas de tempo integral, hospitais e policlínicas e novos equipamentos para as forças de segurança pública, têm como principal efeito a melhoria da qualidade de vida. “Numa população mais educada e melhor assistida, do ponto de vista econômico o resultado é que as pessoas têm melhores condições de emprego e renda, com benefícios para si próprias e para a coletividade”, explica Vitório.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima