Ações de manutenção em Salvador ultrapassam 170 km de rede de drenagem desobstruída em 2025

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

Responsável pela zeladoria, recuperação e conservação de bens, equipamentos e espaços públicos de Salvador, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) divulgou o balanço de suas atividades referentes a 2025. Entre os destaques estão os trabalhos de limpeza de canais, que alcançaram o equivalente a 29 km de extensão, enquanto mais de 170 km da rede de microdrenagem passaram por serviços de desobstrução.

Na prática, essas ações permitiram restaurar a capacidade de vazão das águas pluviais durante períodos chuvosos, evitando e reduzindo eventuais alagamentos. O trabalho incluiu, também, o jateamento de galerias por meio do uso de equipamentos de alta pressão para retirada de materiais sedimentados, além de envolver a recuperação de caixas, poços de visita e substituição de elementos condutores, como manilhas de concreto e tubos de PVC.

O secretário da Seman, Lázaro Jezler, ressalta que a manutenção da infraestrutura urbana é de vital importância para a dinâmica e o funcionamento do município. “São ações essenciais no sentido de salvaguardar as condições de funcionamento e a vida útil dos equipamentos e bens públicos, com reflexo direto no bem-estar da população”, afirma.

No rol dessas ações de manutenção está também o trabalho de requalificação de escadarias, por meio do cronograma de atividades dos programas Degrau Legal e Salvador Bairro a Bairro.

Além disso, no último ano, foram mais de 2,6 mil m² de espaços revitalizados e 754 m² de calçadas públicas recuperadas em diferentes pontos da cidade, medidas essas que garantiram a segurança e a acessibilidade em áreas de alta circulação de pedestres.

Outra ação de destaque da Seman é a Operação Tapa-Buraco, que consiste no recapeamento de vias urbanas. Em 2025, foram utilizadas 62 mil toneladas de massa asfáltica para conservação e melhoria do tráfego na malha viária da capital baiana.

“Temos utilizado ferramentas modernas em consonância com profissionais qualificados, tanto no que diz respeito à engenharia urbana quanto à gestão pública, o que favorece a maximização das intervenções e a otimização dos recursos disponíveis, possibilitando maior eficiência e eficácia nas ações de manutenção e conservação da cidade”, detalha Lázaro Jezler.

Também cabe à Seman a promoção de ações de manutenção de áreas verdes. Entre janeiro e dezembro de 2025, foram realizadas 21.728 podas, 1.197 supressões e 446 remoções de árvores ou galhos caídos. “Esses serviços contribuem para a estética da paisagem urbana, a preservação da vegetação e a segurança da população”, destaca o secretário.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima