
Autor:
Assessoria de Imprensa (Thamires Costa)
O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) comemorou, nesta quarta-feira (21), seus 15 anos de atuação, marcando uma trajetória construída com responsabilidade, compromisso público e, sobretudo, respeito às pessoas. O momento simbolizou a consolidação de uma instituição que se tornou, nesse último ano, referência na garantia de direitos, dignidade e segurança aos servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas.
Criado para assegurar proteção previdenciária aos trabalhadores que dedicaram suas vidas ao serviço público, o IPJ representa hoje um dos principais pilares de estabilidade social do município. Ao longo de seus quinze anos, o Instituto acompanhou a história de inúmeros servidores que ajudaram a construir Juazeiro, seja na educação, na saúde, na gestão pública e em tantas outras áreas.
Cada aposentadoria concedida, cada pensão paga e cada processo analisado carrega consigo uma história de vida. Para além dos números e relatórios, o IPJ atua diariamente servindo as pessoas, sendo guardião de direitos e símbolo de reconhecimento ao servidor público.
Representando os aposentados, a professora Maeth Soares, presidente da Associação dos Trabalhadores da Educação Pública Aposentados de Juazeiro (ATEPAAJ), usou a oportunidade para destacar a importância do Instituto. “Hoje é dia de agradecer e de parabenizar. Agradecer pela existência da nossa previdência. Muita gente não gosta dela, mas quando a gente vai ver a situação dos servidores que se aposentaram pelo INSS, sem paridade, sem integralidade, aí a gente percebe o quanto é importante a nossa previdência. E ela precisa ser cuidada, ser zelada, ser fiscalizada. Sofremos muito ao longo desses 15 anos, muita coisa aconteceu aqui, muitas coisas alegres e também muitas coisas tristes, e hoje nós estamos vivendo um tempo de paz, um tempo de harmonia, de acolhimento. Hoje nós somos acolhidos, nós somos ouvidos e nós somos atendidos”, destacou.
A fala reforça a percepção de que o IPJ atravessou momentos difíceis, mas hoje vive uma fase de reconstrução, marcada pela transparência, diálogo e fortalecimento institucional.
Durante a solenidade, o diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, ressaltou o papel estratégico do Instituto no desenvolvimento do município. “O IPJ está presente onde existe servidor, onde existe serviço público. A construção da cidade de Juazeiro se faz pelas mãos daquele que constrói o dia a dia, que é o servidor público, então IPJ está lá presente.”
O gestor reforçou que os avanços são resultado de um trabalho coletivo e relembrou o cenário encontrado no início da atual gestão e os avanços obtidos. “Todos esses elogios que a gente escuta não são construídos na figura do gestor, mas de maneira coletiva, com a equipe que está aqui diariamente trabalhando. Nós encontramos o IPJ em uma situação caótica, difícil. Ainda não chegamos ao patamar que queremos, mas avançamos muito. E temos sede e vontade de avançar ainda mais”, concluiu.
Ao completar 15 anos, o IPJ não celebra apenas seu crescimento institucional, mas a maturidade alcançada com o trabalho de gestores, servidores e colaboradores que acreditaram na missão do Instituto.
Durante e cerimônia, o Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves aproveitou para fazer a assinatura do termo de adesão ao programa Pró-Gestão RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), que certifica boas práticas de governança e gestão para os RPPS municipais.
O Pró-Gestão RPPS é um programa de certificação do governo federal que incentiva e reconhece os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que adotam boas práticas de gestão, governança e transparência, focando em pilares como Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, visando profissionalizar os institutos, garantir a sustentabilidade financeira e aumentar a confiança dos segurados.
A assinatura representa a adesão ao Pró-Gestão Nível II, desafiando o IPJ ao longo do próximo período a alcançar uma serie de metas e ao final receber o selo do programa.




