
A vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) já contabiliza mais de 1.400 doses aplicadas no município. A imunização faz parte das ações de proteção à saúde materno-infantil e tem como foco reduzir casos graves de infecções respiratórias em bebês nos primeiros meses de vida.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, as gestantes têm comparecido aos postos de saúde para receber o imunizante, mas a adesão ainda está abaixo do público estimado. A expectativa é indicar 8.157 gestantes com mais de 28 semanas de gestação aptas à vacinação; até o momento, 1.406 doses foram aplicadas.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Verena Liberal, todas as doses recebidas pelo município já foram distribuídas às unidades de saúde. “A vacinação está sendo ofertada nas 103 salas de vacina do município, além do Hospital Estadual da Criança e do Hospital Inácia Pinto dos Santos”, explicou.
Verena Liberal também destacou que a vacina contra o vírus sincicial já integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Essa é uma vacina fundamental para a proteção dos bebês nos primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis às infecções respiratórias”, afirmou.
A coordenadora ressaltou ainda que a vacinação materna pode reduzir hospitalizações e casos graves provocados pelo VSR. “A imunização da gestante oferece proteção ao bebê, ajudando a prevenir quadros como bronquiolite e pneumonia, que são as principais complicações causadas pelo vírus sincicial”, completou.



