
O Selo Educadora FM Independente promove o álbum ‘Mojubá’, projeto da banda Xédendê. A iniciativa divulga lançamentos de álbuns e EPs de artistas independentes por meio da Rádio Educadora FM, da TVE e das redes sociais das emissoras.
Formada há dois anos por artistas das periferias de Salvador, a banda Xédendê, reúne os vocalistas Omin, Mon Santos e músicos que já passaram por outras formações. O grupo constrói uma sonoridade marcada pela mistura de ritmos como afropop, samba-reggae, afoxé, pagodão baiano, trap e rock, resultando uma musicalidade vibrante que dialoga com a riqueza da produção musical baiana.
O EP ‘Mojubá’ marca a estreia da banda no cenário musical brasileiro e se apresenta como uma celebração da ancestralidade africana e da potência criativa da juventude preta. O título, que em iorubá significa uma saudação respeitosa ao orixá Exu, traduz a proposta do projeto, que aposta em letras afiadas e ritmos envolventes para propor uma nova leitura da música popular urbana no Brasil, conectada às lutas e aos sonhos das novas gerações.
A banda tem a promoção do seu trabalho entre os dias de 26 de janeiro a 1 de fevereiro, ao longo da programação da Educadora FM, da TVE e das redes sociais das emissoras. Na terça-feira (27), a partir das 12h, a banda participa de entrevistas nos programas Multicultura, na Educadora FM, e TVE Revista. A seleção para o Selo Educadora FM Independente ocorre mensalmente, com inscrições abertas durante todo o ano. Em 2025, a premiação foi ampliada, passando de R$ 5 mil para R$10 mil por artista selecionado. Mais informações em https://www.educadorafm.ba.gov.br.



