
A avenida cheia e um ambiente de respeito e paz marcaram o Carnaval de Juazeiro 2026. Famílias inteiras viveram a festa em meio a abraços apertados, reencontros que aqueceram a alma e músicas que fizeram o coração pulsar mais forte. Foliões tomados pela alegria, com uma energia linda ocupando cada espaço dos circuitos. Um Carnaval intenso e verdadeiro, marcado pela paz, pelo cuidado e pelo carinho.
Foi nesse clima que o casal Pablo Mattos e Gerlane Ribeiro veio com toda a família do município de Uauá (BA) curtir a folia. “A festa foi linda. Trouxe minha esposa, meus filhos, minha mãe e toda a minha família para aproveitar o Carnaval de Juazeiro. Tudo muito tranquilo”, destacou Pablo.
A folia momesca foi marcada pela diversidade cultural e de ritmos, com atrações que contemplaram públicos de todas as idades. Em um desses desfiles, a professora aposentada Diva Oliveira fez uma verdadeira viagem no tempo, relembrando os antigos carnavais da cidade. “O Cabaré das Ilusões dá a oportunidade para as pessoas idosas virem aproveitar, porque Carnaval é alegria, é a festa do povo, é colocar para fora a criança que existe dentro da gente. É tudo de bom”, pontuou dona Diva, ao se referir à apresentação do bloco tradicional, que retornou neste Carnaval.
A pequena Aghata já pôde sentir essa energia ainda na barriga da mãe, Aline Araújo. Ela experimentou o Carnaval de Juazeiro em sua essência: uma mistura de músicas que fez o coração pulsar mais forte, unindo mãe e filha. Uma verdadeira representação do presente e do futuro da nossa folia. “Vim os quatro dias de Carnaval. É uma festa organizada, bem tranquila, e por isso, mesmo com quase nove meses de gestação, vim curtir”, contou Aline.
Foram dias de alegria, emoção e encontros que ficarão guardados na memória de cada folião. O sentimento que fica é o de que o Carnaval do Brasil, que começa aqui, iniciou com a melhor das energias.
O Carnaval de Juazeiro foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Fotos: Anamauê e Gilson Pereira – Ascom/PMJ




