FACEB reúne associações comerciais de toda a Bahia para encerramento do “Capacitar 2025”

Fortalecer as associações comerciais com qualificação técnica para otimizar a gestão e, consequentemente, fortalecer a cadeia produtiva formada pelas empresas da região onde elas atuam. Esse é um dos objetivos do Programa Capacitar realizado pelo Sebrae em parceria com a Federação das Associações Comerciais da Bahia – FACEB, que teve o encerramento da sua terceira etapa, em Feira de Santana, neste final de semana. O evento de benchmarking 2025 reuniu representantes das entidades de dezesseis municípios no auditório do Hotel Ibis. Durante dois dias, presidentes, vice-presidentes, diretores, executivos, apoiadores locais e funcionários das Associações Comerciais debateram e compartilharam os resultados do programa em seus municípios.

Ao longo do ano, as entidades recebem diversas consultorias e treinamentos, participam de workshops, organizam eventos empresariais, feiras regionais e missões técnicas, com visitas presenciais e acompanhamento virtual da equipe de coordenação do programa, com o objetivo de implementar mudanças e fomentar iniciativas que melhorem a gestão financeira, a comunicação, o marketing, a prestação de serviços, o relacionamento institucional e o diálogo com o poder público local e estadual. O presidente da FACEB, Cloves Cedraz, destacou a importância do programa e seus resultados não somente para o associado, mas para comunidade empresarial onde ela está inserida. “É muito satisfatório testemunhar o crescimento das entidades e ver o quanto elas avançaram na sua organização interna e estratégias de relacionamento e diálogo público privado, visando ampliar sua representatividade junto aos seus associados, graças a orientação da equipe técnica do IDO Brasil, através do Programa Capacitar”, pontuou Cedraz.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância de contar com parceiros fortes e comprometidos, como a FACEB, para o desenvolvimento dos projetos da instituição. “Nós apoiamos muitos projetos interessantes e quando podemos realizá-los com aqueles que estão no dia a dia dos negócios, obtemos melhores resultados. A FACEB e o Programa Capacitar demonstram que estamos no caminho certo, e podemos contar com pessoas que entendem de negócios e podem adequar o formato de acordo com as características de cada região. Com isso podemos ter resultados mais positivos”, explicou.

Além da apresentação dos resultados, com dados estatísticos, quantitativos e qualitativos, a programação contemplou a apresentação e debates de cases de sucesso, apresentados pelas Associações Comerciais, bem como projetos de sucessos que tiveram resultados superiores ao planejado. O evento também teve espaço para a Certificação de Associações que passaram por um rigoroso processo de auditoria. Houve o momento de Premiação das Entidades Destaques no desenvolvimento do Programa Capacitar 2025, sendo um reconhecimento dos resultados das entidades em áreas como gestão, prestação de serviços, relacionamento institucional, apoio ao desenvolvimento local, ações de sustentabilidade, dentre outros.

“Estamos muito felizes com os resultados de mais uma edição do Programa Capacitar, e com a expectativa de repetir o programa em 2026, se possível, ampliar o número de entidades envolvidas e beneficiadas. Vamos estar junto ao Sebrae, para conseguirmos mais essa conquista, para o ano de 2026, para as Associações Comerciais do Sistema FACEB”, finalizou Cloves Cedraz.

Participaram desta terceira edição os municípios de Amargosa, Barreiras, Campo Formoso, Casa Nova, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Mucuri, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Valença.

Fotos: Greyce Coli

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima