
Na manhã da última sexta-feira (30), membros da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) participaram de uma reunião estratégica na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), com o objetivo de planejar as ações e diretrizes para o ano de 2026. O encontro reforça o compromisso do município com a promoção do direito humano à alimentação adequada e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.
Estiveram presentes na reunião a presidente da CAISAN e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e secretário-executivo da CAISAN, Roque Moraes; o suplente da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Carlos Régis; a nutricionista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Thamires Freitas; a suplente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Maryanna Machado; a suplente da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC); e a auxiliar técnica Victória Souza.
Durante o encontro, foram discutidos e deliberados temas centrais para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no âmbito municipal, incluindo os decretos de regulamentação da CAISAN e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). As medidas são fundamentais para garantir a organização, o funcionamento e a efetividade das instâncias de controle social e da gestão intersetorial.
Também foi debatida a implementação da estratégia Alimenta Cidades em Feira de Santana, iniciativa voltada à ampliação do acesso a alimentos saudáveis, ao fortalecimento da agricultura familiar e à redução das desigualdades sociais. Na ocasião, foi apresentada ainda a proposta de realização de um Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional, que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), assegurando que as ações sejam planejadas a partir da realidade local.
Além disso, os participantes definiram o agendamento de reuniões periódicas da CAISAN Municipal, com o objetivo de acompanhar de forma contínua a execução das políticas públicas e fortalecer a articulação entre as secretarias envolvidas. A organização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também integrou a pauta, sendo destacada como um espaço essencial de participação social e construção coletiva das políticas públicas.
“Esse momento de planejamento é fundamental para alinharmos as ações intersetoriais e fortalecermos a política de segurança alimentar e nutricional no município. Nosso compromisso, enquanto CAISAN e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é garantir que as decisões tomadas hoje se traduzam em políticas públicas efetivas, capazes de assegurar o direito à alimentação adequada e promover mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destacou Gerusa Sampaio, presidente da CAISAN e secretária municipal de Desenvolvimento Social.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Foto: Danielly Cerqueira




