No Dia Mundial do Câncer, CMPC reforça a importância do apoio aos pacientes

Celebrado nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acolhimento às pessoas que enfrentam a doença. Em Feira de Santana, um dos principais pilares nesse enfrentamento é o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), inaugurado em abril de 2004.

Pioneiro na região, o CMPC completou 21 anos de serviços prestados em abril de 2025, consolidando-se como referência no diagnóstico precoce do câncer. Desde 2014, a unidade funciona em nova sede, ampliando a capacidade de atendimento e a oferta de serviços especializados. Somente em 2025, o centro detectou 123 casos positivos de câncer de mama, 133 de câncer de próstata, 57 de câncer de colo do útero, cinco de câncer de tireoide e dois de câncer de pele, totalizando 320 diagnósticos positivos no período.

Reconhecido pela atuação na prevenção e no rastreamento para o diagnóstico de doenças, o CMPC oferece atendimento humanizado e de qualidade à população feirense. De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia responsável pela unidade, Gilberte Lucas, o centro tem apresentado avanços significativos ao longo dos anos.

“Estamos avançando a cada ano na ampliação da oferta de especialidades médicas e de exames para o diagnóstico de doenças. O CMPC é um importante equipamento público para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Ao longo da última década, o CMPC já realizou quase meio milhão de atendimentos, entre consultas e exames. Somente em 2025, a unidade contabilizou 64.332 atendimentos. Atualmente, o centro oferece cerca de 30 procedimentos médicos especializados, além de serviços de assistência social e psicologia, atendendo às crescentes demandas da população.

Excelência no diagnóstico precoce

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer é pioneiro no município e na região, disponibilizando uma ampla gama de serviços, como consultas especializadas, exames de biópsia, ultrassonografia, colposcopia, além de exames complementares, a exemplo do eletrocardiograma e exames citopatológicos, entre outros procedimentos essenciais para o diagnóstico precoce da doença.

Aumento nos diagnósticos

Em 2024, o CMPC registrou 335 novos casos de câncer, representando um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Entre os diagnósticos, destacam-se 91 casos de câncer de mama, 178 de câncer de próstata e 61 de câncer de colo do útero. A unidade mantém o compromisso com diagnósticos precisos e com o acompanhamento contínuo dos pacientes, oferecendo também suporte psicológico e assistência social.

Endereço e funcionamento

O CMPC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 621, Centro, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Dutra.

Para agendamentos e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (75) 3602-7338, 3602-7339 ou 3602-7340. A unidade também é conhecida como a antiga Liga Baiana.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Rolar para cima