
O Ministério Público da Bahia prestigiou nesta quinta-feira, dia 5, a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, realizada no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. O procurador-geral de Justiça Pedro Maia integrou a mesa de honra com diversas autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil Rui Costa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Tóffoli, os senadores da República Oto Alencar e Ângelo Coronel e a presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Fátima Nunes.
Rotondano foi promotor de Justiça do MP baiano por 27 anos, quando em 2012 ocupou o cargo de desembargador após ter sido escolhido dentro do quinto constitucional das vagas do Tribunal destinado ao Ministério Público. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) de 2016 a 2020 e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio 2024-2026. Ele sucede a desembargadora Cynthia Maria Resende, que esteve à frente do TJ pelos últimos dois anos. “Meu compromisso é melhorar o Poder Judiciário e torná-lo mais próximo da sociedade. Toda a minha trajetória foi construída em projetos voltados para tirar pessoas da invisibilidade, para tornar essas pessoas cidadãs. Esse é o meu compromisso e nele permanecerei até o último instante do meu mandato. Sou servidor público, vocacionado a cuidar de gente”, destacou José Rotondano.
O procurador-geral de Justiça Pedro Maia destacou a carreira exitosa do novo presidente. “Com quase três décadas de atuação no Ministério Público da Bahia, o desembargador José Rotondano construiu uma trajetória marcada pela excelência técnica e pelo compromisso com a promoção da cidadania, especialmente em favor dos mais vulneráveis. Essa mesma determinação e competência foram levadas ao Tribunal de Justiça, à Justiça Eleitoral e ao CNJ. Tenho convicção de que sua gestão à frente do TJBA contribuirá para o fortalecimento do Poder Judiciário e para o aprofundamento da parceria interinstitucional com o Ministério Público, em favor de um Sistema de Justiça cada vez mais eficaz, resolutivo e próximo da sociedade”, disse.
Fotos: Thuane Maria/Govba e divulgação




