Equipe de saúde mental de Jequié visita Caps Infantil e Adolescente de Vitória da Conquista

A equipe de saúde mental da Prefeitura de Jequié esteve em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (5), para conhecer o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps I). A visita técnica teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências entre as equipes para a implantação de serviço idêntico no município de Jequié, prevista para o primeiro semestre deste ano.🔗 Clique para ver a foto original

Durante a manhã, os profissionais conheceram a estrutura física, os fluxos de atendimento e os processos de trabalho desenvolvidos pelo Caps I de Vitória da Conquista. No período da tarde, o grupo participou de rodas de conversa com a equipe técnica para aprofundar o entendimento sobre o serviço e discutir práticas adotadas no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes.

Implantado em 2011, o Caps Infantil e Adolescente de Vitória da Conquista tornou-se referência regional no atendimento especializado em saúde mental para o público infantojuvenil. Segundo a diretora de Atenção Programática e Especializada, Gabriela Patez, a troca entre os municípios fortalece a construção coletiva do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Município de Jequié tem buscado implementar o serviço neste primeiro semestre e nos procurou por já termos essa vivência no cuidado das crianças e adolescentes na perspectiva da saúde mental. Entendemos que essa troca, esse intercâmbio, esse diálogo é importante para a construção do SUS, que é uma construção coletiva”, destacou Gabriela.

🔗 Clique para ver a foto original

Gabriela Patez, diretora de Atenção Programática e Especializada

Ela também ressaltou o papel da equipe do Caps I no acolhimento da comitiva visitante. “Estamos aqui hoje com a nossa equipe do CAPS Infantil, que é uma equipe especializada e muito competente, que abraçou a ideia de acolher os colegas de outro município para que possamos colaborar para que Jequié também tenha um equipamento tão importante como esse para cuidar das crianças e adolescentes”, completou.

A assessora de Coordenação de Saúde Mental de Jequié, Lícia Marques Vidal, avaliou a visita como fundamental para o processo de implantação do serviço no município. “Nós estamos implantando o nosso CAPS dessa modalidade em Jequié e sabemos que a demanda tem sido muito grande, principalmente com o aumento dos casos diagnosticados de transtornos do espectro autista, TDAH e outros transtornos”, explicou.

🔗 Clique para ver a foto original

Lícia Marques Vidal, enfermeira e assessora de Coordenação de Saúde Mental de Jequié

Segundo ela, a experiência em Vitória da Conquista evidenciou o cuidado integral oferecido às crianças e às famílias. “A gente percebeu em todo o espaço do CAPS infantil acolhimento, afeto, cuidado e responsabilidade social. Não só com a patologia em si, mas com o cuidado de forma integral às crianças e suas famílias. Esperamos poder reproduzir isso em Jequié, com respeito e qualidade, como deve ser feito no Sistema Único de Saúde”, afirmou.

O coordenador de Saúde Mental de Vitória da Conquista, Vinícius Reis, explicou que a visita também possibilitou a apresentação da Rede Municipal de Atenção Psicossocial e do papel do Caps Infantil nesse contexto. “Hoje estamos recebendo a comitiva de Jequié para conhecer um pouco da nossa rede, principalmente do Caps Infantil. Desde 2011, o serviço funciona e acaba sendo uma referência para eles nesse processo de implementação”, disse.

🔗 Clique para ver a foto original

Vinícius Reis, coordenador de Saúde Mental de Vitória da Conquista

Ele ressaltou ainda que o foco do atendimento não está apenas no diagnóstico, mas nos impactos sociais enfrentados pelas crianças e adolescentes. “O Caps I oferta o cuidado à infância e adolescência, trabalhando com quadros mais severos e graves. Não é o diagnóstico em si que define o atendimento, mas as disfuncionalidades e os prejuízos sociais que essas crianças e adolescentes podem ter”, explicou.

A visita reforça o compromisso dos municípios com o fortalecimento da rede de saúde mental e com a qualificação do cuidado oferecido à população infantojuvenil, por meio da cooperação entre gestões e equipes técnicas do SUS.

#CONQUISTA

Rolar para cima