
O Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA) levará, ao longo desta semana, mais alegria para os idosos que vivem em três abrigos da capital baiana. A programação começou nesta terça-feira (10), na Casa de Cecília, no bairro da Pituba, em Salvador. Em homenagem aos 110 anos do Samba, tema do Carnaval de Salvador 2026, os policiais militares apresentaram a esquete “O samba nasceu aqui e a paz festeja com a gente”.
Por meio de uma encenação leve e interativa, o espetáculo resgata a história do samba e promove mensagens de paz, respeito e convivência, aproximando os idosos do espírito carnavalesco de forma segura e afetiva.
“O grupo de teatro da PM existe há quase 30 anos e, através da arte, vem dialogando com diversos públicos sobre temas relevantes para a sociedade, como tolerância religiosa, racismo, homofobia. Esse projeto foi crescendo, e veio a questão: por que não levá-lo às pessoas que têm problema de mobilidade, que já não consegue mais ir ao Carnaval, que é o caso dos lares de idosos?”, contou a coordenadora do grupo, tenente Barbara Soares.
Dona Florelisce Campos, idosa da Casa Cecilia falou o quanto se sentiu feliz com o pré-carnaval que a PMBA apresentou. “É muito importante porque todo mundo ficou muito alegre e animou aqui o nosso ambiente. Eu consigo me divertir com meus amigos e cuidadoras que nos tratam tão bem. E já estou aqui ansiosa para essa festa do ano que vem”, declarou.
As próximas apresentações acontecem nesta quarta-feira (11), em dois momentos: às 10h, no Lar Franciscano, no bairro da Saúde; e às 15h, no Lar Sênior, na Mouraria. Além do entretenimento, a iniciativa se destaca pelo caráter humanizado, levando atenção e carinho aos idosos, muitos deles afastados do convívio familiar. A presença do Grupo de Teatro da PM reforça o papel social da corporação, que atua também na promoção da cultura, da cidadania e da paz, especialmente em períodos festivos como o Carnaval.
A ação do Teatro da PMBA acontece de forma gratuita e podem ser feitas solicitações através do e-mail dcs.realacoespublicas@pm.ba.gov.br. Qualquer instituição, como asilos, escolas, ONGs, entres outros, pode solicitar a presença da PMBA. No perfil no Instagram (@pmba), é possível acompanhar as publicações feitas ao longo do ano.
Repórter: Lucas Meneses/GOVBA com supervisão de Joberth Melo




