
Em meio à alegria e à agitação do Carnaval, a segurança também entra na pauta dos foliões. Um efetivo de 641 policiais militares está mobilizado na Operação Abadá, iniciada na terça-feira (10) pela Polícia Militar da Bahia, com o objetivo de reforçar a segurança nos principais pontos de retirada de camisas e fantasias para o Carnaval em Salvador. A Operação Abadá tem como foco a prevenção de furtos e roubos, além de garantir mais tranquilidade aos foliões durante o período que antecede o Carnaval. As ações contam com policiais a pé, viaturas, motocicletas e cavalaria, atuando também na organização do fluxo de pessoas nos locais de maior movimentação.
De acordo com a Polícia Militar, a atuação preventiva é fundamental neste período de grande circulação de pessoas. A corporação orienta os foliões a ficarem atentos aos objetos pessoais, evitarem aglomerações e seguirem as recomendações de segurança durante a retirada dos abadás. “Nosso objetivo é coibir práticas criminosas e proporcionar um ambiente tranquilo para quem vai retirar seu abadá. Nós temos disponibilizado viaturas quatro rodas, viaturas duas rodas, temos também postos fixos, base móvel e policiamento ostensivo a pé que faz abordagem a pessoas nas passarelas e pontos de ônibus. Além dos postos fixos onde as policiais ficam, na verdade, nos entornos, eles também vão dentro do shopping quando solicitado ou quando tem algum elemento suspeito”, destacou a major Poliana Fernandes, comandante da 35ª CIPM.
O esquema especial de segurança envolve policiais do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPR-A), Comando de Policiamento Regional Central ( CPR-C) e das unidades 35ª, 82ª, 1ª e 49ª CIPMs. O policiamento foi intensificado nas imediações dos postos de entrega de abadás, pontos de ônibus, passarelas e nos principais corredores de tráfego. Os principais pontos de entrega atendidos pela operação são o Shopping da Bahia, Shopping Paralela, Salvador Shopping, Parque dos Ventos e Salvador Norte.
“Venho a Salvador passar o carnaval há 20 anos. Pego aqui me abadá e acho muito importante a gente ter a Polícia Militar fazendo a segurança na retirada dos kits e também acompanhando a gente nos blocos. Eu amo Salvador. E a segurança é muito importante pra nós, principalmente pra quem é turista, vem de fora”, completou a carioca e funcionária pública, Simone Lino. A ação segue até a próxima terça-feira, dia 17.




