Parceria promove reaproveitamento de resíduos têxteis do Carnaval

Fotos: Divulgação/Refoliar

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) firmou parceria com o projeto Refoliar para fortalecer ações de reaproveitamento de resíduos têxteis durante o Carnaval de Salvador. A iniciativa integra a agenda ambiental da Prefeitura e propõe transformar materiais descartados na festa em oportunidade de geração de renda e inclusão produtiva.

Durante o período carnavalesco e também após a folia, abadás e uniformes utilizados por profissionais que atuam na operação municipal serão recolhidos e destinados ao reaproveitamento criativo. A proposta é inserir esses itens no ciclo da economia circular, evitando o descarte e convertendo o que seria lixo em matéria-prima para novos produtos.

A população poderá depositar os tecidos em alguma das urnas de coleta que estão espalhadas por pontos estratégicos da cidade, como aeroporto, shoppings, camarotes e bases operacionais, estimulando a participação tanto de foliões quanto de trabalhadores. No pós-festa, todo o material arrecadado passa a integrar o processo produtivo do projeto, conectando a ação ambiental ao impacto social.

“Essa parceria com o Refoliar reforça o compromisso da Prefeitura de Salvador em transformar o Carnaval em um vetor de sustentabilidade e inclusão social. Ao dar um novo destino aos resíduos têxteis da festa, promovemos a economia circular e reduzimos impactos ambientais. A Prefeitura dá o exemplo ao recolher e transformar as camisas feitas para as equipes que trabalham na festa em um novo material. A iniciativa ganha ainda mais significado pelo fato que as mantas e mochilas-saco serão posteriormente doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social” diz Ivan Euler, titular da Secis.

A ação prevê a oferta de formação em costura criativa para mulheres em situação de vulnerabilidade social, utilizando os tecidos arrecadados para a produção de mochilas e outros itens sustentáveis. O processo inclui noções de controle de qualidade, precificação e educação ambiental.

“O objetivo é transformar o volume de materiais têxteis descartados em capacitação, geração de renda e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A partir das doações arrecadadas, promoveremos formação em costura criativa e upcycling, ensinando técnicas que permitem transformar os tecidos em produtos utilitários com valor social e ambiental”, afirma Vanda Souza, uma das idealizadoras do Refoliar.

A capacitação será realizada em parceria com a Instituição Pérolas de Cristo, entidade com mais de três décadas de atuação no acolhimento e reintegração social de mulheres.

Onde doar

Camarotes: Salvador, Villa, Viva Bahia, Cabana da Barra, Ondina e San Sebastian

Pontos de entrega de abadás: Quero Abadá (Salvador Shopping), San Sebastian (Shopping da Bahia) e Viva Bahia (Shopping Barra)

Shoppings: Paralela, Barra, Salvador, Shopping da Bahia e Itaigara

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima