
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai atuar com um efetivo de 3.483 bombeiros militares durante o Carnaval 2026, reforçando as ações de prevenção, fiscalização e resposta a emergências em Salvador e no interior do estado. Do total de profissionais empregados, 2.423 atuarão na capital e 1.060 nas cidades do interior, garantindo cobertura ampla durante o período da folia.
Além da atuação direta nos circuitos oficiais do Carnaval, os bombeiros militares estarão posicionados estrategicamente no entorno dos eventos, com sistemas de segurança integrados para dar mais agilidade ao atendimento de ocorrências e às demandas da população e dos foliões. A atuação contempla ações de prevenção, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, busca e salvamento, salvamento aquático além do apoio a outras forças de segurança.
De acordo com o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Fernandes, o planejamento operacional começa logo após o encerramento da festa anterior. “Começamos os preparativos na Quarta-feira de Cinzas, mas efetivamente iniciamos a atuação em janeiro, com as análises das estruturas montadas nos circuitos e no entorno da folia. Todo o planejamento é baseado em estudos técnicos, históricos de ocorrências e análise de riscos para garantir uma resposta rápida e eficiente”, destacou o comandante-geral.
Atuação operacional – Durante o Carnaval 2026, o CBMBA atuará de forma integrada em diversas frentes, com foco na prevenção, pronto atendimento, atendimento pré-hospitalar, salvamento aéreo e salvamento aquático, incluindo a atuação contínua nas praias localizadas nos circuitos carnavalescos de Salvador.
Entre as ações previstas estão vistorias técnicas e fiscalização dos trios elétricos e estruturas temporárias, emprego de viaturas em pontos estratégicos, facilitando o deslocamento rápido pelas principais vias de acesso e de vale, uso de aeronave remotamente pilotada (drone) para monitoramento aéreo e salvamento aquático 24 horas. Além de postos elevados de observação nos circuitos, sala de situação, com acompanhamento em tempo real das ocorrências, mapeamento e coordenação da atuação operacional, otimizando a resposta às emergências.



