
Dados divulgados recentemente pelas autoridades de saúde demonstram um aumento considerável na incidência de casos de HIV/AIDS na Bahia e em Feira de Santana. Estas informações, na opinião da vereadora e enfermeira Lu de Ronny (PV), reforçam a necessidade de as pessoas adotarem maiores cuidados durante as festividades de carnaval, que iniciam hoje na capital do Estado. Ela fez o alerta durante pronunciamento na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (12), no intuito de enfatizar a importância da prevenção e do autocuidado em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis/ISTs.
“As pessoas precisam participar de momentos festivos como este, para esbanjarem alegria, brincarem e correrem atrás do trio. Porém, é preciso estarmos atentos para a questão do autocuidado. Quem se ama, se cuida”, observou Lu, ressaltando que recreação e lazer são essenciais para o ser humano. No entanto, a preocupação da parlamentar se fundamenta nos dados divulgados sobre a doença. Na Bahia foram diagnosticados, entre 2023 a 2025, o total de 11.187 novos casos de HIV/AIDS. “Pasmem! Isto, entre jovens de 14 a 19 anos”, frisou a enfermeira.
Já, Feira de Santana registrou 213 novos casos em 2025. Com isto, o Município contabiliza 5.531 casos cadastrados de pessoas com a doença, conforme pontuou Lu de Ronny. “Observo que, após a pandemia da Covid 19, as pessoas esqueceram de ficar atentas às outras doenças. Por isso, é preciso orientar os jovens, adultos e idosos”, disse, lembrando ser importante o uso de preservativos e de fixar limite na ingestão de bebidas alcoólicas.
A parlamentar explicou ainda que, enquanto legisladora e profissional da Saúde, se sentiu na obrigação de apresentar estes números que demonstram “crescimento exorbitante” de casos de HIV/Aids.
Foto: Tânia Rêgo/Ag Brasil
Fonte: Câmara de Feira de Santana





