
Presença no evento reforça relevância da atuação conjunta interinstitucional para um Carnaval de respeito e paz
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) participou, nesta terça-feira (12), da abertura do Plantão Integrado de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Representaram o MPBA, na solenidade realizada na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, a procuradora-geral de Justiça adjunta, Norma Cavalcanti, além de membros que estão à frente das ações da instituição durante a folia. Participaram o coordenador do Plantão do Ministério Público no Carnaval 2026, promotor de Justiça Artur Ferrari; o subcoordenador do Plantão
Durante a abertura, foi destacada a importância da atuação coordenada entre as instituições para assegurar que a maior festa popular do estado transcorra com organização, responsabilidade e respeito. O MPBA reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais, com atenção especial à proteção de crianças e adolescentes, ao enfrentamento à violência contra a mulher, ao combate ao racismo e à discriminação, bem como à garantia de acessibilidade e inclusão.
Para todos presentes no evento, a procuradora-geral destacou o canal de atendimento do MP, o Disque 127, à disposição da população todos os dias da folia e disse ainda: “Para termos um carnaval seguro, nós temos que respeitar, essa é a palavra do Ministério Público. Respeitar crianças e adolescentes, as mulheres, pessoas idosas e deficientes, toda a população vulnerável para que possamos manter o compromisso da maior festa popular do planeta transcorrer na maior paz. O MP soma-se às demais instituições, às secretarias, Governo do Estado, Prefeitura Municipal, para desejar a todos um feliz carnaval”.
O Plantão Integrado de Direitos Humanos reúne órgãos do sistema de Justiça, forças de segurança e instituições da rede de proteção social com o objetivo de prevenir violações, acolher denúncias e garantir resposta rápida a situações que atentem contra a dignidade humana. A iniciativa ganha especial relevância durante o Carnaval, período de grande mobilização popular e intensa circulação de pessoas.
Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.
Postos de atendimento do MPBA no Carnaval
Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.
Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.
Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.
Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.
Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h.





