Edição do Furdunço no Centro Histórico reúne 25 atrações sem corda neste domingo (15)

Foto: Camile Barreto / Secom PMS

Reportagem: Eduardo Santos e Ana Virgínia Vilalva / Secom PM

Grande sucesso do pré-Carnaval de Salvador, o Furdunço também vai ganhar as ruas do Centro Histórico neste final de semana. Pelo segundo ano consecutivo, o evento sai pelas ruas do Pelourinho neste domingo (15), a partir das 12h, com blocos sem cordas, minitrios, cordões de amigos, dentre outros, a exemplo de tuk tuks, minivans e bicicletas.

Até 2024, o evento acontecia no Campo Grande, dando a volta na praça, antes dos trios do Circuito Osmar ganharem a avenida. Desde 2025, essa edição especial do Furdunço passou a acontecer no Pelourinho, numa mudança estratégica para valorizar a festa.

Evento mais tradicional do pré-Carnaval de Salvador, o Furdunço ocorreu no último sábado (7), no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), abrindo o calendário de festas da capital baiana. Esta reedição, que ocorre no Pelourinho, mantém a proposta daquela: apresentações mais intimistas, mais próximas do público, em minitrios, no chão ou em pranchões.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca que o Centro Histórico é um espaço simbólico do Carnaval, e que a mudança do Furdunço para o Pelourinho fortalece a conexão com a cultura popular.

“Os blocos de chão e as fanfarras fazem parte da identidade de Salvador. O circuito do Centro carrega a história do Carnaval, das fanfarras, dos blocos tradicionais e das manifestações populares que construíram essa festa. Já na Ondina/Barra, o Furdunço se conecta com a linguagem contemporânea, com grandes artistas. É tradição e inovação convivendo na mesma cidade”, explica Edington.

Confira as atrações que desfilarão pelo Furdunço no circuito Batatinha (Pelourinho):

Jonga Lima e o Quase Trio

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima