
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Ascom Secis
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), realiza neste domingo (15) uma ação especial, em parceria com a startup SDW, como parte da programação do Carnaval Sustentável. A atividade acontece no contêiner da secretaria, na praça do Campo Grande.
A iniciativa vai unir informação, engajamento e atitude prática. Durante a ação, o público poderá participar de um quiz sustentável com dicas para ser um folião consciente e receber copos reutilizáveis gratuitos para utilizar durante a festa, evitando o consumo de plástico de uso único.
Em Salvador, toneladas de resíduos são geradas durante o Carnaval, e grande parte desse volume vem de copos descartáveis utilizados por poucos minutos. A proposta é estimular uma mudança de hábito simples, mas de grande impacto: optar por um copo reutilizável ao longo do dia pode evitar o uso de dezenas de descartáveis.
“As grandes transformações começam com atitudes individuais. Um único copo reutilizável pode substituir vários descartáveis durante a festa. Quanto mais pessoas fizerem essa escolha, maior será o impacto positivo para a cidade”, destaca o titular da Secis, Ivan Euler.
Segundo o secretário, o objetivo é mostrar a possibilidade de aproveitar a maior festa de rua do mundo com responsabilidade ambiental. “A parceria com a SDW fortalece essa mensagem e convida o folião a ser protagonista de um Carnaval mais limpo, mais consciente e mais sustentável”, afirma.
Dicas – Além da distribuição dos copos, em quantidade limitada e enquanto durar o estoque, serão compartilhadas orientações práticas que podem fazer a diferença quando milhões de pessoas estão nas ruas, como: usar copo reutilizável; utilizar transporte público ou optar por carona; escolher glitter biodegradável; reaproveitar fantasias de anos anteriores; respeitar e valorizar o trabalho dos catadores.
A SDW apoia iniciativas que promovem sustentabilidade, cuidado com a cidade e respeito às pessoas, dentro e fora da avenida. A proposta é reforçar que pequenas escolhas individuais têm grande impacto coletivo.
Fonte: Prefeitura de Salvador




