“Trabalhar ficou mais seguro”, dizem ambulantes sobre plataforma instalada na Barra para o Carnaval


Fotos: Fernando Peixoto/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares/ Secom PMS

Ambulantes que trabalham na plataforma instalada no circuito Dodô (Barra/Ondina) têm avaliado de forma positiva o uso do equipamento durante o Carnaval de Salvador 2026. Entre os pontos mais citados por quem utiliza a estrutura estão a sensação de segurança, a organização do espaço e a possibilidade de trabalhar com mais tranquilidade ao longo da folia.

Para muitos vendedores, a principal diferença em relação aos anos em que trabalhavam no meio da multidão é a proteção. Uma ambulante que atua no local há três anos afirma que a mudança trouxe mais sossego até nos momentos de descanso.

“Acho que este ano está mais seguro. A segurança foi a principal melhora, porque, quando queremos descansar, basta fechar tudo”, contou Lavínia Emanuele, de 28 anos, natural de Natal (RN) e moradora de Salvador há cinco anos.

A organização do espaço e a redução dos empurrões também aparecem entre os benefícios citados. Para quem passa horas na venda durante o circuito, conseguir circular e fazer pausas virou algo mais simples. É o que avaliou Ana Luísa Cerqueira, de 23 anos, ambulante desde os 18 e no terceiro ano utilizando a plataforma.

“Eu achei espetacular. Foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura porque, querendo ou não, a muvuca faz as pessoas se esbarrarem e, assim, essa passarela acaba nos preservando. Ficou bem organizada, com mais segurança, até para a gente se movimentar e sentar um pouco para descansar”, disse Ana Luísa.

Outro ponto citado pelos trabalhadores é a redução de riscos ao material de trabalho. Fora do fluxo direto dos foliões, a rotina fica menos sujeita a impactos causados pela passagem dos trios mais cheios.

“Estou na passarela desde o primeiro ano e achei a ideia ótima. Não ficamos mais no meio dos foliões, o que já garante mais segurança. No meio da muvuca, quando passa um trio mais cheio, fica ruim para nós e há risco de quebrar o material. Aqui estamos mais protegidos, com uma estrutura forte, fixa e melhor do que a do ano passado. Para trabalhar, ficou ótimo”, avaliou Fernando Moreira Silva, de 25 anos.

Funcionalidade – Montada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a plataforma abriga cerca de 400 ambulantes credenciados e foi instalada atrás da balaustrada da Barra, na altura do nível da rua.

A estrutura passou por vistoria de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Defesa Civil (Codesal), Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Corpo de Bombeiros.

Com 300 toneladas de aço e 18 m³ de concreto armado, o equipamento funciona como uma espécie de balcão elevado voltado ao trabalho dos vendedores durante a festa.

A instalação também reduz a ocupação do calçadão. Cerca de 1,5 mil metros quadrados deixam de ser utilizados, o que contribui para a circulação do público e o deslocamento dos trios elétricos no trecho entre o Farol da Barra e o Barra Center.

De acordo com o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, a estrutura foi planejada para melhorar as condições de trabalho dos ambulantes e organizar o circuito. “Ela foi devidamente vistoriada e atestada por órgãos de controle e validação. Mantemos também uma equipe permanente para que qualquer necessidade de reparo seja solucionada de imediato”, disse.

Alysson reforçou ainda que a montagem também ajuda a organizar a circulação dos foliões e facilita a atuação das equipes de segurança. “Com a montagem, conseguimos liberar área do calçadão e facilitar o deslocamento do público. Quando necessário, a plataforma também permite que as forças de segurança cheguem com mais rapidez, garantindo uma prestação de serviço mais eficiente”, completou.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima