
Durante o Carnaval de Salvador 2026, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) colocou em prática mais uma edição da Ouvidoria Itinerante, iniciativa que leva equipes nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além das festas nos bairros, para ouvir de perto a população.
A proposta é fortalecer o diálogo entre os cidadãos e as Forças da Segurança do estado, além de ampliar a divulgação dos canais oficiais de atendimento. Ao longo da festa, os foliões podem registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, além de participar da pesquisa de satisfação sobre a atuação dos órgãos da segurança.
De acordo com o Ouvidor-Geral da SSP, coronel Nilton César Machado, a coleta dessas informações é fundamental para avaliar o desempenho das ações desenvolvidas durante o Carnaval e aprimorar estratégias futuras. “Nos três primeiros dias do Carnaval de Salvador, 5.406 pessoas foram ouvidas nos três circuitos da festa, e 86,24% dos entrevistados responderam que se sentem seguros no evento”, destacou o coronel.
Do total de entrevistados na pesquisa, 1.092 eram turistas e 86% relataram que se sentem seguros nos circuitos do evento.
A população também pode acionar a Ouvidoria Geral por meio do site oficial www.tag.ouvidoriageral.ba.gov.br ou pelo telefone 0800 284 0011, canais destinados ao recebimento de manifestações relacionadas aos serviços de segurança pública no estado.





