Banner institucional Bahia

Carnaval 2026: visita do secretário de Direitos Humanos reforça importância da parceria MPBA e SJDH

Integrantes do Ministério Público do Estado da Bahia que atuam no Plantão do Carnaval receberam na tarde desta terça-feira, dia 16, a visita do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, que destacou a importância da parceria entre as instituições para a ampliação e fortalecimento das ações durante a folia. “Nós, da Secretaria de Justiça, temos a alegria de sermos parceiros do MP, junto com o nosso plantão integrado dos direitos humanos”, registrou ele, sinalizando que “daqui a alguns anos, olharemos para trás e pensaremos: como existia Carnaval sem plantão do MP e da SJDH? Será algo impensável”. O secretário se referia à relevância das ações empreendidas pelos órgãos diante de casos de violação de direitos, sobretudo os complexos e sensíveis, que têm sido tratados com brevidade por conta da atuação em parceria.

Coordenador do Plantão do Carnaval do MPBA, o promotor de Justiça Artur Ferrari registrou que a visita simboliza a parceria que acontece durante todo o ano, em diversos âmbitos, e se fortalece no Carnaval. Ele assinalou que o Sistema de Justiça está cada vez mais presente e de forma mais efetiva, dando a devida atenção aos casos sensíveis. Também destacou avanços, como em questões relativas à acessibilidade no circuito da festa e relacionadas ao meio ambiente. Artur Ferrari aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos promotores de Justiça e servidores do MPBA e ao MP do Trabalho que, pela primeira vez, participa do plantão junto com o Ministério Público do estado. A procuradora

do Trabalho Rosângela Dias expressou gratidão pelo “acolhimento” e “auxílio”, abordando a importância das inspeções realizadas em conjunto e da possibilidade de solucionar questões em tempo real.

As procuradoras-gerais de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti, e Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci, também participaram da visita. Norma Cavalcanti reforçou o quanto a parceria entre MPBA e SJDH “é essencial e deixa um legado ano após ano, o que faz com que, cada vez mais, os direitos humanos sejam

respeitados”. Além dos promotores de Justiça e servidores que atuam no Plantão do MPBA, também estiveram no encontro a superintendente de apoio e defesa aos diretos humanos, Trícia Calmon, e a coordenadora estadual de proteção da criança e do adolescente, Iara Farias.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima