
A equipe do Plantão Integrado do Ministério Público verificou, na manhã desta terça-feira (17), as condições estruturais e de acessibilidade aos foliões no circuito Batatinha, no Pelourinho.
O promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros e os técnicos da Central de Apoio Técnico (Ceat), Jhonnes Marçal da Silva e Rubem Paulo Patury, inspecionaram as estruturas de palco, a situação dos banheiros químicos, as sinalizações de emergência e os dispositivos de segurança contra incêndio, além das condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos em todo o circuito.
“A equipe esteve no circuito Batatinha para verificar eventuais irregularidades nas estruturas de palco, sanitários, postos de saúde, sempre com o propósito de aperfeiçoar e registrar situações que possam ser corrigidas no ano seguinte, para que tenhamos, a cada Carnaval, uma estrutura mais adequada e com fornecimento efetivo de serviços públicos para os foliões”, afirmou o promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros. Durante as inspeções, foram identificadas inconformidades pontuais em algumas estruturas do circuito, que passaram a ser tratadas de forma imediata em articulação com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. De acordo com a equipe técnica, as medidas visam reduzir riscos e reforçar as condições de segurança para o público, assegurando maior prevenção e controle durante o período carnavalesco.
A equipe do Ministério Público também conferiu o funcionamento dos postos de saúde instalados no circuito e avaliou as condições de segurança das escadarias e rampas de acesso destinadas a pessoas com deficiência, reforçando a importância de garantir inclusão e segurança para todos os participantes da festa. Durante o Carnaval, o circuito Batatinha registra um fluxo diário de cerca de 40 mil pessoas, entre foliões, turistas e trabalhadores, o que exige atenção redobrada quanto à organização e à prestação de serviços públicos.
Denúncias
Durante o Carnaval, o Ministério Público do Estado da Bahia reforça a importância da participação da população no enfrentamento às violações de direitos. Casos de violência, discriminação, exploração, trabalho infantil, abusos contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais situações que atentem contra direitos fundamentais devem ser comunicados aos canais oficiais da Instituição. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, pelo site atendimento.mpba.mp.br e pelo e-mail plantao@mpba.mp.br. Também haverá atendimento presencial em postos fixos instalados em pontos estratégicos da cidade, garantindo acesso rápido e direto ao serviço. A colaboração da população é fundamental para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos.
Postos de atendimento do MPBA no Carnaval
Nazaré: Avenida Joana Angélica, nº 1312, das 8h às 20h.
Base Avançada de Ondina: Rua Nossa Senhora de Fátima, 128 — Ondina (praça próxima ao Teatro Faresi e em frente ao antigo ISBA), funcionamento 24h.
Base Avançada do Campo Grande: dentro da praça, funcionamento 24h.
Posto de Atendimento Barra (Circuito Dodô): Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra, das 10h às 18h.
Posto de Atendimento Procon (Circuito Osmar): Rua Carlos Gomes, 746 — Dois de Julho, das 10h às 18h.
Fotos: Adriano Cardoso





