Patrocinadores apostam no Carnaval de Salvador como vitrine global e estratégica

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS

O Carnaval de Salvador é reconhecido como a maior festa de rua do planeta. Por trás de toda a estrutura, dos serviços públicos e da programação gratuita que ocupa os três circuitos da folia, existe uma parceria forte com os patrocinadores, que ajudam o município a sustentar o evento no porte que ele tem atualmente. Em 2026, diversas marcas estiveram presentes ajudando a capital baiana a viabilizar não só algumas atrações, mas também a financiar ações sociais, estruturais e operacionais.

Com um público potencial de milhões de pessoas, o Carnaval de Salvador é um lugar ideal para que as marcas testem novas ações de divulgação, engajem com públicos específicos e lancem novos produtos. Tudo isso com alinhamento social, respeito à cultura baiana e apoio às entidades que fazem a folia. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirma que a relação com as marcas é pensada de forma alinhada aos valores da cidade.

“Em Salvador, a gente leva as parcerias muito a sério. Não se trata apenas de expor marcas, mas de construir uma relação estratégica, alinhada às narrativas, aos valores e aos objetivos de cada patrocinador. Nosso compromisso é criar uma conexão verdadeira entre as marcas e a experiência do Carnaval, gerando visibilidade qualificada e resultados concretos. É uma via de mão dupla: a cidade fortalece seus projetos e, ao mesmo tempo, entrega às empresas um ambiente potente, autêntico e de alcance global”, disse.

As empresas que participam do Carnaval de Salvador apostam em experiências imersivas, ações de rua e parcerias com artistas para se aproximar dos foliões. Para a Ambev, a festa é um investimento estratégico em cultura, economia e conexão com o consumidor.

“Em 2026, reforçamos nossa presença com Brahma como marca master, além de Beats e Guaraná Antarctica, apoiando todo o ecossistema da festa com o patrocínio oficial, presença em blocos, trios e camarotes, e valorizando também o trabalho dos ambulantes, que são parte essencial dessa engrenagem. Este ano, Salvador ainda marca o início do tour de Carlo Ancelotti pelo Brasil, conectando a tradição do Carnaval com a energia do torcedor e a expectativa do Hexa. Brahma é a anfitriã que ‘brasileira’ tudo o que toca, e seguimos liderando a categoria com um portfólio que entrega experiências para cada tipo de folião, na rua, na avenida ou em casa, com o apoio do Zé Delivery”, disse Felipe Sessin, Diretor Regional da Ambev.

Em seu primeiro ano como patrocinadora oficial da Prefeitura, a Esportes da Sorte passou a integrar oficialmente o calendário da cidade. A marca apostou em uma identidade visual com referências regionais, ativações nos circuitos e distribuição de brindes, além de ações ao lado de artistas como Bell Marques, Durval Lelys, Léo Santana e Claudia Leitte.

“É uma honra para o Esportes da Sorte estar, pela primeira vez, como patrocinador oficial da Prefeitura de Salvador. Já vivíamos essa energia ao lado de grandes artistas e ícones do Carnaval, mas agora damos um passo ainda mais significativo ao integrar oficialmente essa celebração tão grandiosa. Salvador tem uma identidade única, uma cultura pulsante e uma relação muito forte com a sua própria história. Fizemos questão de traduzir isso na nossa identidade visual e nas ativações, criando experiências que realmente conversassem com quem vive o Carnaval de perto. Queremos nos conectar, valorizar a cultura local e caminhar junto com a cidade em momentos que são tão simbólicos para o Brasil”, afirma Heitor Pina, coordenador de Patrocínios do Esportes da Sorte.

O iFood patrocina pelo quarto ano seguido o Carnaval de Salvador, e entre as ações deste ano trouxe o Canarinho, mascote da Seleção Brasileira, para curtir a folia num ano em que teremos Copa do Mundo. Para completar a festa e para celebrar suas raízes brasileiras, fomentar a cultura criativa e economia local, a marca apoia também os tradicionais Blocos Afros e Afoxé: Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, que carregam toda a tradição do povo baiano e contam a história da cidade.

“Pelo quarto ano seguido, o iFood patrocina o Camarote Expresso 2222 porque acredita na força do Carnaval como uma das expressões mais verdadeiras da brasilidade. Como empresa brasileira, entendemos que esse investimento fortalece a economia local, promove o empreendedorismo e fomenta a nossa cultura. Estar presente nos Carnavais das cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro reforça nosso engajamento com o país e também nos aproxima ainda mais dos milhões de brasileiros que nos escolhem para consumir, vender ou entregar”, afirma Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood.

Outra ação presente nos circuitos neste ano foi a do Mercado Pago, patrocinador do Carnaval de Rua pelo terceiro ano consecutivo. A empresa apostou em uma iniciativa inédita ao iluminar o Farol da Barra com lasers amarelos, transformando o monumento em um sinalizador para anunciar a saída dos trios elétricos nos dois primeiros dias de festa no circuito Barra-Ondina. A estratégia também incluiu benefícios financeiros para os usuários, como cashback em dobro durante o período da folia.

“O Carnaval de rua é uma das maiores expressões culturais do país e faz parte da vida do nosso público. Transformamos o patrocínio em experiência ao conectar benefícios reais do Mercado Pago com os momentos que as pessoas estão vivendo. Os resultados dos últimos dois anos patrocinando o Carnaval de Salvador comprovam que colocar benefícios nesses momentos gera mais lembrança e aceitação por parte dos consumidores”, afirma Felipe Castaño, diretor de Growth Marketing do Mercado Pago.

O Carnaval também é visto pelas empresas como oportunidade de lançar campanhas e produtos em um ambiente de grande visibilidade. A Trident, por exemplo, trouxe a campanha “Masca, Beija e Destrava”, com ativações voltadas para a interação entre foliões.

“A campanha celebra o flerte e os encontros espontâneos que fazem parte da festa. Estar no Camarote Salvador, maior vitrine do Carnaval baiano, permite transformar essa proposta em experiências reais, com ativações no mirante, distribuição de produtos, presença na camisa oficial e conteúdos exclusivos com influenciadores, colocando o público no centro da folia”, afirma Samara Barros, gerente de marketing da marca.

Já o Club Social Snack escolheu o Carnaval como palco principal para a estreia nacional do produto na Bahia, associando a campanha ao clima de música, calor e energia coletiva da festa.

“O Carnaval de Salvador foi escolhido como palco principal dessa estreia porque representa calor, música, cultura de rua e emoção coletiva, exatamente o território onde a marca está conectada”, explica Yana Leocádio, gerente de marketing da empresa.

A presença dos patrocinadores no Carnaval de Salvador vai além do marketing. A parceria com o setor privado ajuda a garantir estrutura, ações sociais e serviços que beneficiam tanto foliões quanto trabalhadores da festa.

O modelo de patrocínio tem se consolidado para dar sustentabilidade ao evento, permitindo que a cidade mantenha a programação gratuita. “Apoiar festas como o Carnaval de rua de Salvador faz parte da celebração do DNA brasileiro da 99, afinal, é uma das formas que demonstramos o orgulho da marca por fazer parte da cultura do país. Só uma empresa que nasceu no Brasil consegue entender os anseios e estar presente na vida das pessoas – seja nos momentos rotineiros, como pedir uma comida depois de um dia exaustivo de trabalho, ou nos momentos especiais, como pedir um carro para te levar até a folia”, Lembra Ana Verroni, CMO da 99.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/patrocinadores-apostam-no-carnaval-de-salvador/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima